Crianças conhecem índios xavantes no Centro Hípico Guega



O Centro Hípico Guega proporcionou um dia diferente nesta terça-feira (26/04) aos alunos do Berçário e Educação Infantil Semente, em Ribeirão Preto (SP). As crianças conheceram o índio Tseteto e seu filho Dabowe, da aldeia Xavante do Mato Grosso, e aprenderam sobre seus costumes e músicas típicas.

Foram apresentados às crianças os instrumentos utilizados pelos Xavantes para pesca e também peças fabricadas pelas índias, como uma bolsa. Após um bate papo com a garotada, Tseteto dançou e cantou músicas em língua xavante, além de ensinar como manusear o arco e flecha.

As crianças conheceram todo o Centro Hípico, visitando as baias onde ficam os animais e depois alimentaram os cavalos, que foi o momento mais aguardado por elas. Os professores André Ganzerli e José Augusto de Paula realizaram uma apresentação de dança e performance do pônei Tico.

Segundo a diretora da escola, Gisela Raya, esse contato agrega mais conhecimento para a disciplina realizada em sala de aula. “Temos um projeto que aborda a diversidade cultural, no qual as crianças aprendem a respeitar outra cultura e perceber sua influência na nossa cultura. Ter a oportunidade de um contato direto contribui com o aprendizado”, explica.

Para o pequeno Luiz Henrique Scorzafave, de 5 anos, foi difícil escolher o que mais lhe agradou. “Eu gostei de tudo. Conhecer um índio de verdade é muito legal e ainda aprendi como eles caçam e pescam com o arco e flecha”, diz.
Já Gabriela Ceneviva Abrahão, de 4 anos, destacou o passeio pelo Centro Hípico Guega. “Achei legal conhecer a língua do índio e as músicas também, mas adorei alimentar e conhecer onde o cavalo mora. Ele é tão bonzinho”.

Em junho, o índio Tseteto volta ao Centro Hípico Guega juntamente com um grupo maior da aldeia Xavante, trazendo artigos produzidos por eles e haverá montagem de ocas. A apresentação é destinada para grupos escolares. Os interessados devem agendar visitas pelo telefone (16) 3637.8841

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança