Crianças conhecem índios xavantes no Centro Hípico Guega



O Centro Hípico Guega proporcionou um dia diferente nesta terça-feira (26/04) aos alunos do Berçário e Educação Infantil Semente, em Ribeirão Preto (SP). As crianças conheceram o índio Tseteto e seu filho Dabowe, da aldeia Xavante do Mato Grosso, e aprenderam sobre seus costumes e músicas típicas.

Foram apresentados às crianças os instrumentos utilizados pelos Xavantes para pesca e também peças fabricadas pelas índias, como uma bolsa. Após um bate papo com a garotada, Tseteto dançou e cantou músicas em língua xavante, além de ensinar como manusear o arco e flecha.

As crianças conheceram todo o Centro Hípico, visitando as baias onde ficam os animais e depois alimentaram os cavalos, que foi o momento mais aguardado por elas. Os professores André Ganzerli e José Augusto de Paula realizaram uma apresentação de dança e performance do pônei Tico.

Segundo a diretora da escola, Gisela Raya, esse contato agrega mais conhecimento para a disciplina realizada em sala de aula. “Temos um projeto que aborda a diversidade cultural, no qual as crianças aprendem a respeitar outra cultura e perceber sua influência na nossa cultura. Ter a oportunidade de um contato direto contribui com o aprendizado”, explica.

Para o pequeno Luiz Henrique Scorzafave, de 5 anos, foi difícil escolher o que mais lhe agradou. “Eu gostei de tudo. Conhecer um índio de verdade é muito legal e ainda aprendi como eles caçam e pescam com o arco e flecha”, diz.
Já Gabriela Ceneviva Abrahão, de 4 anos, destacou o passeio pelo Centro Hípico Guega. “Achei legal conhecer a língua do índio e as músicas também, mas adorei alimentar e conhecer onde o cavalo mora. Ele é tão bonzinho”.

Em junho, o índio Tseteto volta ao Centro Hípico Guega juntamente com um grupo maior da aldeia Xavante, trazendo artigos produzidos por eles e haverá montagem de ocas. A apresentação é destinada para grupos escolares. Os interessados devem agendar visitas pelo telefone (16) 3637.8841

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços