Foto: Edson Denobi

Projeto vai assessorar empresas de Apucarana com potencial para exportação


Empresários de Apucarana interessados em levar seus produtos ao mercado internacional vão receber assessoria especializada. Em ato nesta sexta-feira (29/04), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, foi lançado o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). O acordo de cooperação para desenvolvimento da proposta na cidade foi assinado pelo prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), através da sua vinculada, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. “O gestor público tem que se preocupar com várias vertentes de desenvolvimento. Em Apucarana este projeto vai certamente contribuir para o fortalecimento do setor produtivo, que é gerador de emprego e renda. Através de parcerias estamos oferecendo esta oportunidade de expansão, através do PEIEX. Hoje ninguém faz mais nada sozinho sem assessoria. Esperamos que nosso empresariado possa alcançar este projeto e que nossos produtos possam ser levados para todo o mundo”, disse o prefeito João Carlos.
Criado no início de 2009 pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) – eleita em 2010 a melhor agência de promoção comercial do mundo -, o PEIEX é um projeto de capacitação para empresas que incrementa a competitividade e promove a cultura exportadora, qualificando e ampliando os mercados das indústrias iniciantes em comércio exterior. “Já desenvolvemos o PEIEX em Apucarana no ano de 2006. Atendemos cerca de 200 empresas e foi um sucesso. Este é um projeto que não dá o peixe, mas ensina a pescar. Ou seja, não faz a empresa exportar, não a leva diretamente para o exterior, mas que a capacita, mostra os caminhos, para quando ela tomar a decisão, já esteja preparada”, disse Leonardo Deppe, coordenador Nacional do PEIEX. De acordo com ele, a meta da Apex-Brasil – que atua em 10 estados brasileiros - é chegar ao número de 9 mil empreendimentos atendidos até o final de 2011. “A única contrapartida do empresário será o tempo e o comprometimento. Não há custo financeiro”, informa.
O programa oferece soluções para problemas técnico-gerenciais e tecnológicos. O PEIEX funciona por meio de técnicos extensionistas lotados em 27 núcleos operacionais, localizados em várias cidades do Brasil, que atendem diversas empresas, oferecendo soluções e auxílio nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, produto, manufatura e comércio exterior, o que ajuda a tornar a empresa mais forte e mais competitiva em um mercado cada vez mais acirrado. “Importante reforçar que o extensionista não é consultor . Ele vai dar dicas, apontar caminhos e capacitar o empresário para que quando precisar executar mudanças, ele mesmo e sua equipe possam atuar”, concluiu Deppe.
Tendo como público alvo empresas locais com potencial para atingir mercados externos, a iniciativa tem ainda o envolvimento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e, localmennte, da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Agricultura.
Empresários de Apucarana interessados em serem assessorados pelo PEIEX podem obter mais informações pelo site http://www.fundacaoaraucaria.org.br/peiex/ ou na Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Agricultura pelo 3422-3000, com Marisa Zanini.
Presenças – Entre as autoridades presentes no ato de lançamento também estiveram presentes o vice-prefeito de Apucarana, Antônio Waldemar Garcia (PSDB), o secretário da Indústria, Comércio e Agricultura de Apucarana, Ivo Gilberto Martins, assessora jurídica da Fundação Araucária, Lizete Deimling (que representou o presidente Paulo Roberto Brofman), coordenador do Terra Roxa Desenvolvimento Norte do Paraná, Alexandre Farina e equipe coordenadora do Projeto PEIEX para a região.



Como a empresa se increve e se beneficia no PEIEX?
Preenchendo e encaminhando ao Núcleo Operacional a Ficha de Inscrição disponibilizada pelos parceiros do programa.
Qual a contrapartida da empresa?
O trabalho do técnico não gera ônus para a empresa. Mas o empresário deve disponibilizar parte do seu tempo – e motivar seus colaboradores – para entrevistas e verificações de procedimentos e controles existentes em todas as áreas da firma. Também é fundamental sua participação nos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos de produto.

Como funciona o PEIEX

O técnico extensionista visita a empresa e explica a metodologia de trabalho. Se houver interesse do empresário em se envolver no processo, o passo seguinte é um diagnóstico abrangente de todas as áreas funcionais. Um relatório final indicará os pontos fortes e aqueles com possibilidades de aprimoramentos. Os pontos fortes devem ser potencializados e os com menor desempenho, corrigidos.
O Monitor do Núcleo escolhe o técnico mais capacitado, em função do tipo de melhorias a serem estabelecidas, e capacita a empresa para que conduza o trabalho de implantação. O resultado é ganho de competitividade.
 
Comitê Consultivo

É um grupo formado pelos membros do Núcleo Operacional, representantes de associações de empresas, instituições de ofertas tecnológicas, sistema financeiro de público e privado e esferas governamentais, que se reúne no início, no meio e no final do Projeto com o propósito de definir prioridades de atendimento, divulgar resultados dos atendimentos e encaminhar demandas sistêmicas.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade