Conselho do Ambiente aprova novo edital do lixo da CMTU

O novo edital atende mudanças ambientais solicitadas pelos conselheiros: lixo orgânico separado do rejeito e campanha permanente de conscientização da população




O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) aprovou nesta segunda-feira (25), por unanimidade, o novo edital para contratação da empresa de lixo, publicado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU) no dia 8 de abril.
Segundo o presidente do Consemma, Fernando Barros, o novo edital atende as observações feitas pelo Conselho. “Esse novo edital cumpre com as nossas expectativas em relação às questões ambientais”, declarou.
O Consemma pediu que duas mudanças no edital passado fossem feitas. “Pedimos que fosse determinada a separação do lixo em rejeito e orgânico e que fosse feita uma campanha permanente para conscientizar a população sobre essa separação”, explicou Fernando Barros
O lixo rejeito, que consiste nos detritos do banheiro e alguns itens da cozinha como guardanapo usado, deve ser depositado em uma vala. Já o lixo orgânico será encaminhado para a compostagem.
“Essa separação já estava na legislação. A cidade já possuiu valas destinadas para o lixo rejeito e um sistema de compostagem, só falta o lixo ser separado pela população, por isso a necessidade da campanha de conscientização”, afirmou o presidente do Consemma.
No centro da cidade, já está sendo feita a separação do lixo em reciclado, orgânico e rejeito, dentro de um projeto experimental. “A cidade tem condições para que o lixo seja separado corretamente. Sem as mudanças do edital não ia dar certo”, concluiu Barros.

Londrina

Da Redação

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços