Conselho do Ambiente aprova novo edital do lixo da CMTU

O novo edital atende mudanças ambientais solicitadas pelos conselheiros: lixo orgânico separado do rejeito e campanha permanente de conscientização da população




O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) aprovou nesta segunda-feira (25), por unanimidade, o novo edital para contratação da empresa de lixo, publicado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU) no dia 8 de abril.
Segundo o presidente do Consemma, Fernando Barros, o novo edital atende as observações feitas pelo Conselho. “Esse novo edital cumpre com as nossas expectativas em relação às questões ambientais”, declarou.
O Consemma pediu que duas mudanças no edital passado fossem feitas. “Pedimos que fosse determinada a separação do lixo em rejeito e orgânico e que fosse feita uma campanha permanente para conscientizar a população sobre essa separação”, explicou Fernando Barros
O lixo rejeito, que consiste nos detritos do banheiro e alguns itens da cozinha como guardanapo usado, deve ser depositado em uma vala. Já o lixo orgânico será encaminhado para a compostagem.
“Essa separação já estava na legislação. A cidade já possuiu valas destinadas para o lixo rejeito e um sistema de compostagem, só falta o lixo ser separado pela população, por isso a necessidade da campanha de conscientização”, afirmou o presidente do Consemma.
No centro da cidade, já está sendo feita a separação do lixo em reciclado, orgânico e rejeito, dentro de um projeto experimental. “A cidade tem condições para que o lixo seja separado corretamente. Sem as mudanças do edital não ia dar certo”, concluiu Barros.

Londrina

Da Redação

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Cruzeiro do Sul destaca importância das parcerias com o governo para o povo do município

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente