O INPE realiza de 1º a 5 de maio em Curitiba o SBSR – Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, o mais importante sobre tecnologias relacionadas a satélites. O evento acontece no Estação Convention Center e a cerimônia de abertura será na noite de domingo, às 19h30. Estarão presentes dirigentes e cientistas do instituto e, no total, são esperados 2 mil participantes.

No Brasil, serviços prestados por satélites são especialmente úteis, tendo em vista a extensão territorial do país, a grande proporção do território em que a densidade populacional é baixa, e a abundância e importância de seus recursos naturais. Nesse contexto, a informação obtida por meio de satélites meteorológicos e de observação da Terra é extremamente importante, seja no monitoramento ambiental – como é o caso do desmatamento da Amazônia – ou na previsão de tempo e clima, com suas importantes implicações na agricultura e na gestão de eventos climáticos extremos.

E em parceria com a UFPR, o Inpe promove neste final de semana no Colégio Estadual do Paraná o curso “Tecnologia Espacial na Educação”, que terá aulas sobre fundamentos da tecnologia espacial e suas aplicações na agricultura, no estudo do espaço urbano, da vegetação e de bacias hidrográficas. O curso, do qual participam 100 professores do Paraná, destacará ainda as aplicações em meteorologia, explicando como a tecnologia espacial é importante no estudo de fenômenos atmosféricos e mudanças climáticas, passando por noções de monitoramento e previsão de tempo, além de práticas de campo sobre o sistema de posicionamento global GPS (mais informações sobre este curso em http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=2509).

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços