Programa da educação municipal é destaque no Prêmio Ozires Silva
O programa Transformado Realidades: Equidade na Educação, esforço da Prefeitura de Curitiba para melhorar o aproveitamento escolar dos estudantes das regiões com baixos indicadores socioeconômicos, recebeu menção honrosa pelas ações na rede municipal de ensino na 11ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. A cerimônia de premiação foi realizada na Ópera de Arame, na noite desta quarta-feira (8/2).
O evento é uma iniciativa do ISAE – Escola de Negócios, com premiações que reconhecem ideias inovadoras e sustentáveis, capazes de colaborar para que a sociedade tenha uma vida melhor.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, considera o reconhecimento um estímulo às boas práticas. “Projetos como esse transformam vidas. Nossa missão é continuar trabalhando para que, através da educação, a sociedade evolua como um todo”, afirma a secretária. “Realizar ações voltadas para a consolidação do princípio da equidade nas unidades educacionais de Curitiba envolve iniciativas orientadas para sustentabilidade, coletividade, afirmação democrática, respeito, valorização da diversidade e a construção de uma sociedade em que todos possam ter direitos plenamente reconhecidos. O reconhecimento na premiação Ozires Silva é um indicativo de que estamos no caminho certo”, destaca a superintendente de gestão educacional, Elisângela Mantagute.
Desenvolvido pela Coordenadoria de Equidade, Família e Rede de Proteção, o Transformando Realidades foi planejado para abranger crianças de 37 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e estudantes de 37 escolas. Ao todo são beneficiados mais de cinco mil crianças dos CMEIs e aproximadamente 22 mil estudantes de escolas nas regiões do Boa Vista, Matriz, Portão, Pinheirinho, Bairro Novo, Tatuquara, CIC e Cajuru.
Atendimento diferenciado
Para esse público, o diferencial são as aulas de apoio pedagógico – no turno de aulas regulares ou no período inverso – para recuperar os conteúdos em que foram detectadas dificuldades passíveis de comprometer a evolução escolar. Porém, para que esse momento seja aproveitado ao máximo, são empregadas outras estratégias.
Entre elas, está a oferta de ações de desenvolvimento profissional para os educadores envolvidos. Outra vertente é o intercâmbio de experiências em que grupos de gestores visitam as escolas com soluções inovadoras já implantadas. Além disso, os períodos de permanência dos professores – quando eles estão na escola, mas fora de sala de aula – são usados para estudos de casos e elaboração de propostas de abordagem dos estudantes do programa.
O programa também prevê o repasse de 5% a mais sobre o recurso do Fundo Rotativo destinado aos CMEIs e 10% adicionais para as escolas, além de fornecimento de alimentação e um suprimento adicional de materiais didáticos e insumos de higiene.
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