Curitiba terá parque para o estudo de fósseis pré-históricos



Curitiba vai contar com uma reserva de interesse geológico e paleontológico de relevância científica em uma área de 16 hectares, pertencente à Curitiba S.A, situada às margens da BR-277, próxima do Contorno Sul, na CIC.
A proposta da criação do geossítio, uma Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie), classificada no Sistema Nacional de Conservação, foi discutida nesta quinta-feira (8/2) pelo prefeito Rafael Greca e uma equipe de especialistas coordenada pelos professores Fernando Sedor, paleontólogo e coordenador científico do Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Luiz Alberto Fernandes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O encontro foi no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc).
No terreno na região Sul da cidade está o último remanescente da chamada Formação Guabirotuba, onde recentemente foram encontrados fósseis de vertebrados e invertebrados que permitem o estudo da evolução da fauna da América do Sul.
“Curitiba agora tem uma história muito mais antiga do que os seus pouco mais de 300 anos que conhecemos. É a cidade antes da história que vai começar a ser revelada com todo apoio da Prefeitura”, afirmou Greca.
Entre os fósseis estão os de ancestrais de tatus e preguiças e uma nova espécie (Proecoleophorus Carlinii) cuja idade data do período Eoceno, a segunda época da era Cenozoica, compreendido entre 55 milhões de anos e 36 milhões de anos.
Na exposição feita ao prefeito, os especialistas destacaram que a preservação do Geossítio da Bacia Sedimentar de Curitiba irá valorizar e divulgar o patrimônio geológico e palentológico da cidade, ampliando os registros sobre a bacia sedimentar de Curitiba e estabelecendo técnicas de conservação que mantenham as exposições íntegras e acessíveis para usos científico e educativo.
“Será uma estrutura única em todo o território brasileiro. A primeira iniciativa de se preservar um afloramento de alto valor científico”, destacou o professor Fernando Sedor.

A Prefeitura irá avaliar a cessão do terreno pela Curitiba S.A. para a implantação do Geossítio estruturado como um parque e uma área de fomento à pesquisa e a atividades educacionais. O projeto será detalhado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “Vamos fazer também uma estação do programa educacional Linha do Conhecimento para que nossas crianças sejam incentivadas à pesquisa”, disse o prefeito.
Participaram da reunião, o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, e a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, acompanhada de técnicos. Completando a equipe de geólogos da UFPR estiveram Fernanda Cristine Borato Xavier, Kimberlym Tabata Pesch Vieira e Davi Dias da Silva, do Museu de Ciências Naturais/Fundação Zoobotânica/RS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade