Para atrair produtores, "guia" mostra estrutura dos espaços de congressos e shows
O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba elaborou um "guia" para produtores de eventos, que lista todos os espaços para congressos e shows da cidade. O documento mostra as características de cada local, como capacidade de público, metragem, número de salas e auditórios e quantidade de vagas no estacionamento.
A presidente do Instituto, Tatiana Turra, conta que o material é inédito em Curitiba. “Estamos trabalhando para tornar a cidade mais atraente e contribuir para o mercado de eventos”, diz. O documento ficará disponível para consulta em www.turismo.curitiba.pr.gov.br.
Em 2017, Curitiba teve mais de 330 shows, congressos profissionais e técnico-científicos, eventos esportivos e festas religiosas. Importante para o turismo e a economia local, o setor de eventos encontra na cidade um ótimo local para seus profissionais trabalharem. São 158 espaços, que juntos têm capacidade para atender 245 mil pessoas.
Segundo Tatiana, a infraestrutura de Curitiba comporta eventos de diversos perfis e tamanhos. “Esse levantamento é parte de uma iniciativa para organizar a demanda e facilitar o trabalho dos produtores que, em muitos casos, são de outras cidades”, explica ela.
Boa estrutura
O diretor executivo dos espaços de eventos do Grupo Positivo, Marcelo Bueno Franco, explica que Curitiba tem grandes diferenciais competitivos. “O custo-benefício da nossa cidade é muito interessante para qualquer organizador”, afirma Franco. O grupo tem cinco espaços para eventos, entre centros de convenções e teatros.
Além das redes hoteleira, de restaurantes e shoppings e do aeroporto, Franco considera a cadeia de serviços – segurança, recepcionistas, produção - que cerca os eventos, um aspecto positivo. “Damos um excelente serviço por um custo menor que outras cidades”, diz ele.
Um dos sócios do Usina 5, Patrick Cornelsen acredita que a boa composição de serviços e até a beleza de Curitiba são pontos favoráveis na hora de atrair eventos. O panorama, acredita, tende a melhorar. “A cada ano que passa Curitiba vem ganhando mais estrutura para atender esse mercado crescente”, avalia Cornelsen.
O espaço foi inaugurado em outubro de 2017 em um evento com público de 10 mil pessoas, dos quais 25% eram turistas, de acordo com o empresário. A redução da alíquota do ISS, aprovada no ano passado, é determinante para o desenvolvimento do setor. “Era uma reivindicação antiga e que encoraja as empresas a trabalharem em Curitiba.”
Redução do ISS
No fim do ano passado, organizadores de eventos celebraram uma novidade: a redução da alíquota do ISS de 5% para 2%, medida que visa fortalecer o setor, que tem impacto direto no turismo.
A sanção da Lei Complementar nº 107 - aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba em 2017 - foi um compromisso de campanha do prefeito Rafael Greca cumprida já em seu primeiro ano de mandato com objetivo de estimular o segmento.
Oferta variada
Os espaços desportivos são responsáveis pela maior parte da capacidade total de pessoas, com espaço para 106.502 pessoas. Os 21 teatros de Curitiba somam 37.995 lugares e são a segunda categoria com maior capacidade de público.
Curitiba conta também com sete Centros de Convenções, que juntos têm capacidade para 32.687 pessoas.
Tipo de Lugares
|
Quantidade
|
Capacidade total de pessoas
|
Centro de Convenções e Feiras/Exposições
|
7
|
32.687
|
Clubes
|
6
|
10.290
|
Espaços Desportivos
|
4
|
106.502
|
Espaços de Eventos
|
16
|
19.941
|
Coworking
|
6
|
749
|
Hotéis
|
70
|
19.023
|
Associações/Empresas/Entidades/Federações/Instituições de Ensino
|
11
|
7.166
|
Museus/Espaços Culturais
|
3
|
970
|
Restaurantes
|
14
|
9.776
|
Teatros
|
21
|
37.995
|
TOTAL
|
158
|
245.099
|
Comentários
Postar um comentário