MPRJ e IPEA iniciam trabalho cooperativo para analisar e aprimorar a atuação da instituição

O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, promotores de Justiça e pesquisadores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) receberam pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) nesta quinta-feira (01/02), na sede do MPRJ, no Centro do Rio. A reunião teve o objetivo de iniciar o trabalho de cooperação entre as instituições para identificar a carga de trabalho e o resultado esperado de cada órgão do Ministério Público fluminense.
Além do PGJ, participaram da reunião os promotores Daniel Lima Ribeiro, Diego Boyd, a Procuradora de Justiça Maria Cristina Tellechea, a coordenadora técnica do Centro de Pesquisas e Inovação (Cenpi/MPRJ), Thaís Duarte; e os técnicos do IPEA, Bernardo Abreu de Medeiros, Salvador Teixeira Werneck Vianna, Daniel Cerqueira, Erivelton Guedes e Alexandre Samy de Castro.
Danilo Coelho explicou que o projeto visa a desenvolver um trabalho semelhante ao que o IPEA realizou para a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. “Analisamos a locação de defensores públicos entre as comarcas, com o objetivo de auxiliar a instituição a planejar a distribuição de seus recursos humanos”, disse Coelho. 
De acordo com o promotor Daniel Lima Ribeiro, a expectativa é que o IPEA use a experiência que obteve no trabalho com a Defensoria Pública, porém, amplie as possibilidades de análise da atuação do MPRJ. 
“Podemos desenvolver um estudo em conjunto, não só para avaliar quantos promotores são necessários em cada órgão, mas para rever a forma de atuação do MPRJ. Ou seja, ao mesmo tempo medir a carga de trabalho e reposicionar a direção desses esforços. Queremos com isso entender qual é a necessidade do cidadão em cada lugar do estado para podermos orientar a atuação dos nossos membros neste sentido”, afirmou o promotor. 
No encontro, o PGJ apresentou aos pesquisadores do IPEA a plataforma “MP em Mapas”, que reúne informações sociais, institucionais e administrativas do MPRJ, dos municípios e do Estado do Rio de Janeiro com o uso do georreferenciamento dos dados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços