Defesa Social atende população em situação de vulnerabilidade



Pessoas em situação de vulnerabilidade social estão sendo atendidas pelo Departamento de Políticas Sobre Drogas em praças da região central de Curitiba. Apenas nesta semana, foram cerca de 50 pessoas assistidas. Elas tiveram a oportunidade de escolher entre atividades de desenho e pintura, participar de jogos interativos, assistir a filmes educativos e interagir em conversas estimuladas pela equipe da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.
Quatro pessoas em situação de rua foram encaminhadas para acolhimento pela Fundação de Ação Social (FAS), incluindo um migrante de Sergipe. Esse trabalho voltado ao atendimento da população vulnerável que faz uso de álcool e outras drogas, é desenvolvido com o ônibus Intervidas. A equipe atende no período da noite, durante a semana, nas praças Osório e Rui Barbosa, ambas na região central da cidade.
“Nosso trabalho já tem uma boa aceitação da população. Contamos com profissionais qualificados, para fortalecimento de vínculo e os encaminhamentos necessários à população vulnerável”, explica o diretor do Departamento de Políticas Sobre Drogas, Cristiano de Bastiani.
Com o objetivo de promover o resgate da cidadania, o projeto Intervidas procura inserir essa população nos serviços públicos municipais, com possibilidade de encaminhamentos para Centro de Atenção Psicossocial (Caps), unidades de saúde, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros Pop.
“O diferencial é que a equipe procura estimular as pessoas em situação de rua e uso de drogas, com informações, mostrando alternativas e possibilidades, gerando reflexões e proatividade para mudanças de comportamento”, explica Bastiani.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços