Diretores de escolas municipais recebem certificados de posse




Diretores e vice-diretores de escolas municipais eleitos em dezembro receberam nesta segunda-feira (5/2), no Salão de Atos do Parque Barigui, os certificados de posse, entregues pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
“Desejo a vocês todo o sucesso na gestão das nossas unidades, nossas 140 mil crianças dependem de nós. E, sem vocês, nós não somos nós”, disse a secretária, agradecendo o trabalho e o empenho de todos.
No Salão de Atos, a secretaria promove, até sexta-feira (9/2), o III Fórum de Diretores e Vice-diretores Gestão 2018/2020, com  palestras e treinamentos para servidores da área. A diretora Giovana Prosdóssimo, da Escola Municipal Professor Parigot de Souza, destacou a importância dos debates para a atualização profissional. “Precisamos participar para atualizar nossos conhecimentos, rever conteúdos, sempre precisamos inovar”, disse Giovana.
Já a diretora Valdete Ferreira, da Escola Municipal Cecília Maria Westphalen, avalia que fóruns como esse são de extrema importância para propiciar a interação direta entre os colegas e a secretaria. “É importante trocar experiências, afinal temos questões em comum para encaminhar e resolver. É um momento muito proveitoso, isso sem falar nos treinamentos, que são também fundamentais”, avaliou Valdete.
Após a entrega dos certificados, a professora Andrea Caldas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), apresentou palestra sobre gestão. “Dirigir uma unidade é uma tarefa estimulante e desafiante”, disse, frisando a importância da boa gestão e da interação entre gestores e equipes pedagógicas.
Eleições
A eleição para o cargo de diretor e de vice-diretor foi no mês de dezembro e o mandato será de 2018 a 2020. Foram eleitos os diretores de 180 das 185 escolas municipais.
Em cinco unidades haverá nova eleição em 90 dias, conforme estabelece a Lei 14.528/2014, que trata da eleição nas escolas municipais, e o regulamento. Esta etapa será conduzida pela Comissão Eleitoral. No caso das unidades que terão nova eleição, os diretores interinos foram nomeados pela Secretaria Municipal da Educação e permanecem no cargo até que nova eleição seja feita.
Formação
Agentes administrativos e auxiliares de serviços escolares que trabalham nas unidades da rede municipal de ensino iniciaram, também nesta segunda-feira, a participação no II Fórum Desafios e Possibilidades da função. O evento, que reúne os profissionais no auditório do Colégio Estadual e no Salão Barigui, vai até o dia 9.
O encontro foi aberto pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento Profissional, João Batista dos Reis, que falou da importância da formação. “Esse é um momento oportuno para iniciarmos o ano de trabalho com comprometimento e investimento na formação de cada profissional. Essa é também uma maneira para que a rede de ensino ofereça a educação de qualidade que a sociedade almeja”, disse João.
O auxiliar de serviços escolares e o agente administrativo estão entre os profissionais responsáveis pela mediação de ações que facilitam a relação entre escola e pais, além das instituições e outras organizações. Ao agente administrativo cabe auxiliar com toda a documentação da unidade, como transferência, declarações, matrículas e relatórios. Os auxiliares de serviços escolares (inspetores) colaboram nas atividades recreativas durante o recreio, transitam por toda a escola auxiliando os professores com recursos materiais e diferentes tarefas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços