SEDA retira tumor de mama de 2,5kg de cão resgatado da rua


O bloco cirúrgico da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) realizou, na quarta-feira (29), mais uma cirurgia para retirada de tumor de mama. Segundo o veterinário Felipe Ribas, que operou a SRD, o tumor pesava cerca de 2,5kg: “Trata-se de um cão de rua que chegou à SEDA bem debilitado. O tamanho do tumor nos assustou, mas a cirurgia foi bem sucedida e o paciente está se recuperando bem”.
Esterilização como prevenção
A equipe da SEDA realiza em média, por semana, cinco cirurgias para retirada de tumor. Uma das maneiras de evitar a doença é através da esterilização, a partir do sexto mês de vida. “A esterilização antes do primeiro cio, ou seja, antes dos seis meses, reduz em 80% a incidência de tumor de mama e impede a piometra (infecção uterina)”, explica o veterinário, ao destacar que, nas felinas, o câncer de mama é mais raro, porém mais agressivo. Em gatas, 90% dos tumores são malignos e, entre cães, a porcentagem cai para 50%.
Felipe alerta ainda para a administração de progestágenos, que também causa tumor de mama e infecção uterina: “Os anticoncepcionais são uma bomba hormonal e decisivos no desenvolvimento de câncer. Nem as fêmeas que nunca usaram estão livres da doença, por isso, a esterilização é o melhor caminho”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços