Duas tradicionais feiras de artesanato do Centro já funcionam unificadas e com barracas novas


Prefeitura vem trabalhando na organização e valorização da atividade

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Feiras da Alfândega (Miramar) e da Praça Fernando Machado agora estão juntas


O Superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Everson Mendes, fez a entrega, na manhã desta sexta-feira (31), do segundo lote de barracas de artesanato. Desta vez, foram contemplados 91 artesãos, sendo 16 da feira da Praça Fernando Machado e 75 da feira Miramar, que funcionava no Largo da Alfândega, no Centro da Capital. A partir desta sexta, as duas feiras foram unificadas, e funcionarão de terça à sábado, das 9 às 17 horas, na Praça Fernando Machado.
A entrega das barracas e a junção das duas feiras, previstas inicialmente para acontecer no último sábado, acabou sendo adiada em função das fortes chuvas.
A utilização das novas barracas pelos artesãos se dará por meio de um contrato de comodato firmado entre a Prefeitura, através do IGEOF, e a Associação de Artesãos Miramar. Elas têm modelo padrão, de lona, com quatro metros quadrados e cor azul.
É que um decreto do prefeito incumbiu o IGEOF de coordenar o artesanato do município com o intuito de organizá-lo e valorizá-lo. “Estamos trabalhando para que o artesanato seja atividade econômica, de geração de renda, e não só de turismo e cultura. Vamos realmente reconhecer o artesanato como atividade e o artesão como profissional”, destacou a técnica do IGEOF responsável pelo projeto de organização do artesanato em Florianópolis, Ieda Maria Cândido.
Mais barracas
O próximo lote de barracas a serem entregues beneficiará os 64 artesãos da feira Magiarte, que acontece às terças, quintas e sábados, na Praça XV de Novembro. Vale destacar que as entregas de barracas iniciaram em dezembro do ano passado, sendo que o primeiro lote contemplou os 63 artesãos da feira da Catedral, que acontece às segundas, quartas, quintas e sextas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços