Cidade ganhará mais 3,1 km de faixas exclusivas para ônibus

A cidade de São Paulo ganhará duas novas faixas exclusivas para ônibus que somam 3,1 km de extensão, a partir da próxima segunda-feira (3). Serão implantados 900 metros na rua do Orfanato e outros 2,2 km na avenida Sapopemba, ambas na Zona Leste.

Com as novas implantações, a atual gestão atingirá 311,4 km de vias destinadas a aumentar a velocidade do sistema de transporte coletivo, que entraram em operação a partir de janeiro de 2013, com a Operação ‘Dá Licença para o Ônibus’. 

No início do ano passado, a meta da Prefeitura era implantar 150 quilômetros de faixas exclusivas até 2016. O objetivo foi ampliado, em junho, para 220 quilômetros de vias até dezembro, mas a marca foi atingida no início de outubro. Até dezembro, 300 quilômetros de faixas exclusivas foram implementados na cidade. O Programa de Metas 2013-2016 prevê ainda a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus.

Em dezembro, um estudo feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou que a implantação de faixas exclusivas de ônibus foi responsável por uma redução média de 38 minutos por dia no tempo de viagem dos passageiros. A pesquisa considera uma economia média de 19 minutos nas viagens de ida e de volta. Na soma dos sete dias da semana, a economia é de 4 horas. De acordo com o estudo, com as faixas implantadas, a velocidade média dos ônibus aumentou em cerca de 45%, passando de 14,2 km/h para 20,6 km/h.

Avenida Sapopemba
Na avenida Sapopemba, o transporte coletivo terá prioridade pela nova faixa de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h e aos sábados das 6h às 14h. A nova faixa irá operar no trecho de 600 metros de extensão entre as avenidas Frederico Martins da Costa Carvalho e Casa Grande, em ambos os sentidos. Também entrará em operação outro trecho de 1,6 km de extensão em direção ao Bairro, entre as ruas do Orfanato e Buenópolis e também, entre a rua Luís Ferreira da Silva e a praça Galiano Jacomossi.


Os outros trechos de faixa exclusiva anteriormente implantados na Sapopemba passarão também a funcionar no mesmo período dos novos trechos. Até então, essas faixas mais antigas operavam apenas nos horários de picos de segunda a sexta-feira e a intenção é uniformizar o período de funcionamento ao longo da avenida.

Pela Sapopemba, no trecho entre as avenidas Frederico Martins da Costa Carvalho e Casa Grande, circulam no sentido Centro 13 linhas de ônibus municipais, transportando 128.402 passageiros por dia útil. No sentido Bairro, passam 12 linhas levando 127.940 passageiros. Já no trecho entre as ruas do Orfanato e Buenópolis, em direção ao Bairro, passam 13 linhas de ônibus transportando 114.730 passageiros. No trecho da avenida entre a Rua Luís Ferreira da Silva e a Praça Galiano Jacomossi são 11 linhas de ônibus levando 94.191 passageiros diários.

Rua do Orfanato
A nova faixa será implantada na Rua do Orfanato, entre a rua Rhone e a avenida Vila Ema, no sentido Centro. Os coletivos terão prioridade pela nova faixa de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h horas. O trecho de 900 metros complementa a faixa exclusiva de 1 Km de comprimento já existente na rua entre a avenida Vila Ema e a Praça Padre Damião.


Pela Rua do Orfanato, no trecho a implantação, circulam oito linhas de ônibus municipais, transportando 76.355passageiros por dia, com frequência média de 45 ônibus por hora nos horários de picos.

Fiscalização

A ativação dos dois trechos terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários. Daqui a duas semanas, ou seja, a partir do dia 17/02, a fiscalização será intensificada.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços