'De Braços Abertos': Prefeitura promove roda de conversa

A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial promoveu na tarde desta quinta-feira (30) uma roda de conversa e diálogo com os participantes do programa ‘De Braços Abertos’, na tenda da rua Helvetia, na região da Luz.

Por mais de duas horas, o secretário Netinho de Paula contou experiências da vida na periferia, respondeu mais de 30 perguntas dos beneficiários do programa, falou sobre ações contra o racismo e sobre programas municipais de apoio a população em situação de vulnerabilidade.

“O que o prefeito pede é que a gente saia do gabinete e ouça a população com a sensibilidade de reconhecer os problemas e tentar ajudar a resolver”, afirmou Netinho de Paula.

Outro assunto do encontro, que faz parte da primeira fase de capacitação do ‘De Braços Abertos’ que visa resgatar a cidadania dos participantes, foi cultura e a música. Netinho pode falar e ouvir moradores da região da Cracolândia que já trabalharam com Samba e Hip Hop. “A música me ajudou muito e com esforço, pode mudar vidas”, disse Netinho.

Em uma segunda etapa, de acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, as habilidades de cada participantes serão encaminhados para capacitação profissional. "Organizamos com eles a criação de dinâmicas de grupo para que as pessoas se colocassem, falassem e fizessem um vínculo dentro desses grupos”, disse a secretaria municipal de Assistência Social, Luciana Temer, na última quarta-feira (29).

‘De Braços Abertos’
O ‘De Braços Abertos’ beneficia usuários de crack que viviam em barracas na região, oferecendo estadia em hotéis, três refeições diárias, participação em uma frente de trabalho de varrição em praças de parques, com renda de R$ 15 diários, acompanhamento de saúde e capacitação profissional. Ao todo, 370 dependentes químicos já foram cadastrados para participar da ação.

Balanço apresentado na última terça (29) aponta que as ações integradas de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Trabalho e Empreendedorismo, Segurança Urbana e polícias Civil e Militar já resultaram em 1.394 atendimentos de saúde, 1.131 pedras de cracks foram apreendidas e 25 pessoas detidos por tráfico de entorpecentes.
Operação Braços AbertosFernando Pereira / SECOM
1 / 4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços