Estado inaugura colégio bilíngue Português-Espanhol
Unidade é fruto de parceria entre Governo do Estado e governo espanhol
O
Governo do Estado inaugura, na tarde desta sexta-feira (31/1), o
Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto, terceira
escola estadual bilíngue da rede. Oferecendo aulas ministradas em
português e espanhol, em horário integral, a unidade localizada no
Méier, Zona Norte carioca, conta com nove salas de aula, biblioteca,
quadra de esporte, laboratórios, cozinha e refeitório.
O prédio destinado à implementação do projeto, proposta educacional inédita na rede pública do país, foi adquirido pela Secretaria de Educação por aproximadamente R$ 1,7 milhão. Foram investidos cerca de R$ 400 mil nas reformas de adequação do espaço e mais de R$ 150 mil em equipamentos.
A inauguração de mais um colégio pelo Programa Dupla Escola conta com a presença do governador Sérgio Cabral, do vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, do secretário de Educação, Wilson Risolia, e do embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Cámara Hermoso.
- Falar um idioma estrangeiro me ajudará a conseguir um emprego bom, a me destacar em meio a outras pessoas. Além disso, este colégio está no nível que o meu pai, que é professor e muito exigente, acha adequado - avaliou a estudante Rafaella Cavalcanti, de 15 anos, que pretende ser arquiteta.
Caio Korol, de 15 anos, concorda. Filho de uma das professoras de espanhol do novo colégio e neto de argentino, ele acredita que o ensino diário do espanhol lhe possibilitará a fluência que vem buscando.
- Minha expectativa é que o ensino aqui seja diferenciado - disse o adolescente, que deseja ser médico no futuro.
A iniciativa do Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto é uma parceria entre a Seeduc e o Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha, com o apoio da Consejeria de Educación da Embaixada da Espanha em Brasília. Até 2016, 288 estudantes serão beneficiados na unidade.
A proposta pedagógica prevê a adoção do formato Dual Language 90/10, no qual as disciplinas são separadas em dois grandes grupos e ministradas em português e em espanhol, alternando-se a carga horária destinada a cada idioma. Assim, as disciplinas da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada serão ministradas em português durante 90% do tempo. A carga horária restante, equivalente a 10%, será utilizada para as atividades menos complexas, em espanhol. O grupo de matérias específicas terá suas instruções ministradas em espanhol durante 90% do tempo, destinando-se os 10% restantes à comunicação através da Língua Portuguesa.
O prédio destinado à implementação do projeto, proposta educacional inédita na rede pública do país, foi adquirido pela Secretaria de Educação por aproximadamente R$ 1,7 milhão. Foram investidos cerca de R$ 400 mil nas reformas de adequação do espaço e mais de R$ 150 mil em equipamentos.
A inauguração de mais um colégio pelo Programa Dupla Escola conta com a presença do governador Sérgio Cabral, do vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, do secretário de Educação, Wilson Risolia, e do embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Cámara Hermoso.
- Falar um idioma estrangeiro me ajudará a conseguir um emprego bom, a me destacar em meio a outras pessoas. Além disso, este colégio está no nível que o meu pai, que é professor e muito exigente, acha adequado - avaliou a estudante Rafaella Cavalcanti, de 15 anos, que pretende ser arquiteta.
Caio Korol, de 15 anos, concorda. Filho de uma das professoras de espanhol do novo colégio e neto de argentino, ele acredita que o ensino diário do espanhol lhe possibilitará a fluência que vem buscando.
- Minha expectativa é que o ensino aqui seja diferenciado - disse o adolescente, que deseja ser médico no futuro.
A iniciativa do Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto é uma parceria entre a Seeduc e o Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha, com o apoio da Consejeria de Educación da Embaixada da Espanha em Brasília. Até 2016, 288 estudantes serão beneficiados na unidade.
A proposta pedagógica prevê a adoção do formato Dual Language 90/10, no qual as disciplinas são separadas em dois grandes grupos e ministradas em português e em espanhol, alternando-se a carga horária destinada a cada idioma. Assim, as disciplinas da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada serão ministradas em português durante 90% do tempo. A carga horária restante, equivalente a 10%, será utilizada para as atividades menos complexas, em espanhol. O grupo de matérias específicas terá suas instruções ministradas em espanhol durante 90% do tempo, destinando-se os 10% restantes à comunicação através da Língua Portuguesa.
Escreveram meu nome com "a" :(
ResponderExcluirPq eu falo Rafaelle e a pessoa sempre escuta Rafaella? UHAUHAUAHUA' :v Fazer o que!?