Universidade do Norte do Paraná recebe doação de 20 mil livros




A Universidade do Norte do Paraná (UENP), instituição do Governo do Estado, recebeu neste mês de agosto acervo de cerca de 20 mil livros. A doação foi feita por Alayde Brand de Carvalho da Costa Lima, viúva de Antônio José da Costa Lima, que garimpou a coleção.

Expressivo em obras de cunho histórico, filosófico, sociológico e literário em línguas inglesa e espanhola, a coleção receberá o nome do doador. Os livros passarão por processo de higienização e catalogação. A previsão é que somente a partir do segundo semestre de 2014 estejam disponíveis para consulta.

O reitor da UENP, Eduardo Meneghel Rando, que assinou o Contrato Particular de Doação do Acervo com Alayde, reconhece a generosidade da família e afirma que “os livros serão extremamente relevantes para os nossos alunos e acompanharão nossa universidade em sua história de vida".

Dona Alayde conta que Antônio José tinha uma paixão absoluta pelos livros e adorava compartilhar essa paixão com todos. "Ele tinha uma forte ligação com esta terra. Os livros não poderiam ficar em outro lugar senão aqui em Jacarezinho". O contato com a família para doação dos livros teve início em outubro de 2012, quando o assessor de comunicação da UENP, Tiago Angelo, levou para a senhora Alayde a proposta de doação dos livros à universidade.

A coordenadora do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CEDHIS) da UENP, professora Janete Leiko Tanno, salienta a importância do acervo para a universidade, principalmente para a área de Ciências Humanas. "Esse é um acervo muito valioso pelo volume de livros que possui, sendo exemplares das melhores obras de inúmeros autores renomados", destaca.

A diretora do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), Luciana Brito, impressionada pelo número e pela qualidade das obras, acentua: "É um momento memorável, pois se trata de um acervo de muitíssimo valor que vem para enriquecer sobremaneira o ambiente acadêmico da UENP". Já o diretor do CCHE, professor Antonio Carlos de Souza, pontua: "É de uma grandeza incomensurável a atitude da família Costa Lima, que doou sua biblioteca particular para ser apropriada por estudantes e pesquisadores".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços