Balanço final da Operação Zodíaco
O empreendimento pertence à Caixa Econômica Federal, sendo que as famílias contempladas regularmente pelo sorteio do programa Minha Casa Minha Vida ainda aguardavam para ocuparem os imóveis. Com a ação de reintegração, centenas de pessoas contempladas pelo sorteio do programa já puderam tomar posse de seus imóveis nesta semana.
Os ocupantes dos imóveis, com ordem de reintegração de posse, saíram das casas de forma pacífica e sem resistência quando da chegada das equipes compostas por Policiais, Oficiais de Justiça e funcionários da Caixa. Grande parte dos invasores desocupou os imóveis espontaneamente, antes mesmo da chegada das equipes, tendo em vista que todos os imóveis já haviam sido notificados da ordem judicial de reintegração de posse na primeira semana de agosto.
Aqueles que não tinham condições de realizar sua mudança puderam utilizar os caminhões disponibilizados pela Caixa, que levavam os móveis para o endereço indicado pelo morador. Quando o morador não tinha para onde encaminhar seus móveis, eles eram levados para o depósito da empresa transportadora, onde permanecerão armazenados à disposição de seus proprietários por até sessenta dias para retirada.
Durante o primeiro dia houve protesto contrários à ação de reintegração, quando foi necessária a intervenção das equipes táticas policiais para restabelecer a ordem no local. Nos demais dias a Operação Zodíaco transcorreu sem protestos. Não foi registrado nenhum atendimento pela unidade do SAMU que permaneceu à disposição da operação, nem houve registro de pessoas com ferimentos graves nos hospitais da região.
Durante a operação três pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas para a sede da Polícia Federal em São Luís/MA. Duas pessoas foram presas por desacato, tendo sido liberadas sob compromisso de comparecimento em Juízo. Uma terceira pessoa foi presa quando furtava uma janela de um dos imóveis desocupados, e responderá por furto qualificado por se tratar de patrimônio da União. Ela foi liberada sob pagamento de fiança.
Participaram da segunda etapa da Operação Zodíaco 220 policiais da Polícia Federal, Polícia Militar do Maranhão, Grupo Tático Aéreo, Cavalaria e Corpo de Bombeiros, além de Oficiais de Justiça da Justiça Federal, funcionários da Caixa Econômica Federal, assistentes sociais dos municípios de São José de Ribamar, São Luís e do governo do estado do Maranhão, SAMU, e funcionários de empresas contratadas pela CAIXA para transporte de mobiliário e logística, totalizando aproximadamente 400 pessoas.
A Operação Zodíaco pode ser considerada a maior operação de desocupação de área urbana já realizada pela Polícia Federal no Brasil.
Comentários
Postar um comentário