Novo estudo sobre o mercado de eventos no Brasil começa a ser realizado

 Dez anos após seu primeiro e mais completo dimensionamento econômico, a
 indústria de eventos ganhará um novo estudo. Promovido pela ABEOC 
Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) como parte do 
Programa de Qualidade, em parceria com o Sebrae, o Dimensionamento é uma
 iniciativa do ForEventos – Fórum do Setor de Eventos, que reúne 
diversas entidades que representam empresas e fornecedores do setor no 
país. Denominada “O mercado de eventos no Brasil e o perfil dos seus 
clientes – desafios e perspectivas para 2020″, a pesquisa está começando
 a ser executada neste mês de agosto pelo Observatório de Turismo, 
núcleo de pesquisas ligado à faculdade de Turismo e Hotelaria da 
Universidade Federal Fluminense.
 “Nosso setor cresce 7% ao ano, mas sem estratégia para o futuro. Este 
estudo vai dar dimensão das tendências e das ações relacionadas ao 
crescimento do mercado e de que forma aproveitar as oportunidades 
geradas”, analisa a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires.
 Para a coordenadora do ForEventos e ex-presidente e conselheira da 
AMPRO – Associação de Marketing Promocional, Elza Tsumori, este estudo 
de mercado será um divisor de águas para o mercado. “Estamos muito 
otimistas com esse dimensionamento, o mercado ainda não tem nada nesse 
sentido.”, afirma.
 As atividades para o levantamento das primeiras informações da pesquisa
 já começam neste mês de agosto e o resultado final deve ser divulgado 
em 2014. “O objetivo principal será atualizar as informações do estudo 
anterior e fazer um levantamento qualitativo sobre as perspectivas e 
desafios do mercado de eventos para 2020″, explica o professor Osiris 
Marques, do Departamento de Turismo da UFF.
 Com etapas quantitativa e qualitativa executadas em todas as regiões 
brasileiras, a nova pesquisa irá coletar, organizar e apresentar os 
principais dados e estatísticas da indústria de eventos no país, 
gargalos, tendências e perspectivas, trazer perfis de agrupamento de 
clientes do segmento e orientar empresas com a elaboração de um guia 
prático quanto às estratégicas a serem adotadas até 2020.
 O estudo prevê ainda um dimensionamento maior que a primeira edição, 
com número superior de cidades e espaços para eventos pesquisados. 
“Faremos um levantamento inicial de 350 cidades, contra 300 no estudo 
anterior, com inventário de todos os espaços: centros de convenções, 
hotéis e entidades empresariais com espaço para eventos superior a 100 
assentos. Cerca de 1.250 espaços serão selecionados como subamostra, pra
 termos representatividade estatística. Na pesquisa anterior foram cerca
 de 900 espaços”, antecipou Marques.
 A aprovação do escopo do novo dimensionamento ocorreu durante a última 
reunião do ForEventos, no último dia 05 de agosto, em São Paulo.
 O ForEventos é composto por 12 associações de representatividade 
nacional: Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), ABGEV 
(Associação Brasileira de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas), 
ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), ABRACCEF 
(Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras), ACADEMIA 
(Academia Brasileira de Eventos e Turismo), AMPRO (Associação de 
Marketing Promocional), CBC&VB (Confederação Brasileira de 
Conventions & Visitors Bureaux), FBHA (Federação Brasileira de 
Hospedagem e Alimentação), Resorts Brasil (Associação Brasileira de 
Resorts), SPCV&VB (São Paulo Convention & Visitors Bureaux), 
SKAL e Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras). O grupo foi 
criado em julho de 2011 para discutir temas transversais do mercado de 
eventos, como Pesquisas, Licitações, Trabalho Temporário e Articulação 
Política e Institucional. O objetivo é conseguir, com a integração das 
entidades da área, um desenvolvimento mais organizado do mercado.
 Fonte: ABEOC
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