Novo estudo sobre o mercado de eventos no Brasil começa a ser realizado


Dez anos após seu primeiro e mais completo dimensionamento econômico, a indústria de eventos ganhará um novo estudo. Promovido pela ABEOC Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) como parte do Programa de Qualidade, em parceria com o Sebrae, o Dimensionamento é uma iniciativa do ForEventos – Fórum do Setor de Eventos, que reúne diversas entidades que representam empresas e fornecedores do setor no país. Denominada “O mercado de eventos no Brasil e o perfil dos seus clientes – desafios e perspectivas para 2020″, a pesquisa está começando a ser executada neste mês de agosto pelo Observatório de Turismo, núcleo de pesquisas ligado à faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense.
“Nosso setor cresce 7% ao ano, mas sem estratégia para o futuro. Este estudo vai dar dimensão das tendências e das ações relacionadas ao crescimento do mercado e de que forma aproveitar as oportunidades geradas”, analisa a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires.
Para a coordenadora do ForEventos e ex-presidente e conselheira da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, Elza Tsumori, este estudo de mercado será um divisor de águas para o mercado. “Estamos muito otimistas com esse dimensionamento, o mercado ainda não tem nada nesse sentido.”, afirma.
As atividades para o levantamento das primeiras informações da pesquisa já começam neste mês de agosto e o resultado final deve ser divulgado em 2014. “O objetivo principal será atualizar as informações do estudo anterior e fazer um levantamento qualitativo sobre as perspectivas e desafios do mercado de eventos para 2020″, explica o professor Osiris Marques, do Departamento de Turismo da UFF.
Com etapas quantitativa e qualitativa executadas em todas as regiões brasileiras, a nova pesquisa irá coletar, organizar e apresentar os principais dados e estatísticas da indústria de eventos no país, gargalos, tendências e perspectivas, trazer perfis de agrupamento de clientes do segmento e orientar empresas com a elaboração de um guia prático quanto às estratégicas a serem adotadas até 2020.
O estudo prevê ainda um dimensionamento maior que a primeira edição, com número superior de cidades e espaços para eventos pesquisados. “Faremos um levantamento inicial de 350 cidades, contra 300 no estudo anterior, com inventário de todos os espaços: centros de convenções, hotéis e entidades empresariais com espaço para eventos superior a 100 assentos. Cerca de 1.250 espaços serão selecionados como subamostra, pra termos representatividade estatística. Na pesquisa anterior foram cerca de 900 espaços”, antecipou Marques.
A aprovação do escopo do novo dimensionamento ocorreu durante a última reunião do ForEventos, no último dia 05 de agosto, em São Paulo.
O ForEventos é composto por 12 associações de representatividade nacional: Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), ABGEV (Associação Brasileira de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas), ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), ABRACCEF (Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras), ACADEMIA (Academia Brasileira de Eventos e Turismo), AMPRO (Associação de Marketing Promocional), CBC&VB (Confederação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux), FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), Resorts Brasil (Associação Brasileira de Resorts), SPCV&VB (São Paulo Convention & Visitors Bureaux), SKAL e Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras). O grupo foi criado em julho de 2011 para discutir temas transversais do mercado de eventos, como Pesquisas, Licitações, Trabalho Temporário e Articulação Política e Institucional. O objetivo é conseguir, com a integração das entidades da área, um desenvolvimento mais organizado do mercado.
Fonte: ABEOC

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