Novo estudo sobre o mercado de eventos no Brasil começa a ser realizado
Dez anos após seu primeiro e mais completo dimensionamento econômico, a
indústria de eventos ganhará um novo estudo. Promovido pela ABEOC
Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) como parte do
Programa de Qualidade, em parceria com o Sebrae, o Dimensionamento é uma
iniciativa do ForEventos – Fórum do Setor de Eventos, que reúne
diversas entidades que representam empresas e fornecedores do setor no
país. Denominada “O mercado de eventos no Brasil e o perfil dos seus
clientes – desafios e perspectivas para 2020″, a pesquisa está começando
a ser executada neste mês de agosto pelo Observatório de Turismo,
núcleo de pesquisas ligado à faculdade de Turismo e Hotelaria da
Universidade Federal Fluminense.
“Nosso setor cresce 7% ao ano, mas sem estratégia para o futuro. Este
estudo vai dar dimensão das tendências e das ações relacionadas ao
crescimento do mercado e de que forma aproveitar as oportunidades
geradas”, analisa a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires.
Para a coordenadora do ForEventos e ex-presidente e conselheira da
AMPRO – Associação de Marketing Promocional, Elza Tsumori, este estudo
de mercado será um divisor de águas para o mercado. “Estamos muito
otimistas com esse dimensionamento, o mercado ainda não tem nada nesse
sentido.”, afirma.
As atividades para o levantamento das primeiras informações da pesquisa
já começam neste mês de agosto e o resultado final deve ser divulgado
em 2014. “O objetivo principal será atualizar as informações do estudo
anterior e fazer um levantamento qualitativo sobre as perspectivas e
desafios do mercado de eventos para 2020″, explica o professor Osiris
Marques, do Departamento de Turismo da UFF.
Com etapas quantitativa e qualitativa executadas em todas as regiões
brasileiras, a nova pesquisa irá coletar, organizar e apresentar os
principais dados e estatísticas da indústria de eventos no país,
gargalos, tendências e perspectivas, trazer perfis de agrupamento de
clientes do segmento e orientar empresas com a elaboração de um guia
prático quanto às estratégicas a serem adotadas até 2020.
O estudo prevê ainda um dimensionamento maior que a primeira edição,
com número superior de cidades e espaços para eventos pesquisados.
“Faremos um levantamento inicial de 350 cidades, contra 300 no estudo
anterior, com inventário de todos os espaços: centros de convenções,
hotéis e entidades empresariais com espaço para eventos superior a 100
assentos. Cerca de 1.250 espaços serão selecionados como subamostra, pra
termos representatividade estatística. Na pesquisa anterior foram cerca
de 900 espaços”, antecipou Marques.
A aprovação do escopo do novo dimensionamento ocorreu durante a última
reunião do ForEventos, no último dia 05 de agosto, em São Paulo.
O ForEventos é composto por 12 associações de representatividade
nacional: Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), ABGEV
(Associação Brasileira de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas),
ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), ABRACCEF
(Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras), ACADEMIA
(Academia Brasileira de Eventos e Turismo), AMPRO (Associação de
Marketing Promocional), CBC&VB (Confederação Brasileira de
Conventions & Visitors Bureaux), FBHA (Federação Brasileira de
Hospedagem e Alimentação), Resorts Brasil (Associação Brasileira de
Resorts), SPCV&VB (São Paulo Convention & Visitors Bureaux),
SKAL e Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras). O grupo foi
criado em julho de 2011 para discutir temas transversais do mercado de
eventos, como Pesquisas, Licitações, Trabalho Temporário e Articulação
Política e Institucional. O objetivo é conseguir, com a integração das
entidades da área, um desenvolvimento mais organizado do mercado.
Fonte: ABEOC
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