Imtep comemora o 1º ano do programa antitabagista com grupo de funcionários da Sanepar

Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Grupo de pessoas que aderiu ao Programa de Auxílio ao Tabagista– PAT

Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Julyana Andrade Vieira, Dirceu A. Silveira Jr. e Priscila Noro

Bebel Ritzmann
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Joice Cristina dos Santos, coordenadora PAT


Pessoas adotaram o PAT e celebraram a conquista de se tornarem ex-fumantes
Dados do Ministério da Saúde mostram que 17% dos brasileiros são fumantes, o que equivale a 25 milhões de pessoas. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável. Cerca de 80% dos fumantes desejam parar, mas apenas 3% conseguem realmente abandonar o vício. Estas informações integraram grande parte das ações realizadas no país, na última quinta-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, e serviram como alerta sobre os problemas causados pelo cigarro.
Neste dia, em Curitiba, o auditório da Fundação Sanepar recebeu um grupo de pessoas que aderiu ao Programa de Auxílio ao Tabagista- PAT, idealizado pelo Imtep, referência em saúde empresarial. São funcionários e aposentados da empresa de saneamento do Paraná que decidiram comemorar a conquista: ser ex-fumante. A Fundação Sanepar adotou o programa nas unidades da companhia na capital como um benefício aos associados e se prepara para interiorizar as atividades em várias cidades do estado.
A sensação da vitória e libertação marcou o encontro e os depoimentos dos presentes comprovaram que é muito difícil abandonar o hábito de fumar, mas não impossível. Durante um ano, o grupo participou das atividades do programa e foi assistido por médicos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. "A equipe multidisciplinar atuou em todas as fases do processo, dando o suporte necessário para que o tabagista concluísse o tratamento com êxito", explicou Joice Cristina dos Santos, coordenadora do PAT, que integra o rol de programas desenvolvidos pela unidade de negócios Qualidade de Vida do Imtep. Segundo ela, "essas pessoas são vitoriosas. Deixar de fumar é um processo muito difícil, doloroso para a grande maioria".
A psicóloga Julyana Andrade Vieira, responsável técnica e integrante da equipe do PAT, parabenizou a todos os participantes do programa pela conquista. "Na primeira entrevista feita com os fumantes antes da adesão ao PAT, a maioria me disse que acreditava que não conseguiria parar de fumar. Hoje, temos pessoas que largaram o vício depois de 30, 40 ou 50 anos. Todos nós sabemos que deixar este hábito tão danoso à saúde é uma carga muito pesada para carregar. O programa e a força de vontade dos participantes ajudaram a amenizar o peso. Estou muito orgulhosa de vocês", declara. Julyana destaca que o PAT não é apenas um produto. "O programa é responsável pela melhoria da qualidade de vida e da autoestima de quem passa por ele".
Priscila Noro, também psicóloga do programa, avaliou que "alguns tiveram recaídas durante o processo, o que é normal. Todos sentiram dificuldades, o que também é normal. Mas chegaram até o final. Todos enfrentaram batalhas internas, as mais difíceis de travar. Mas digo a todos que as barreiras e adversidades superadas fizeram de vocês pessoas melhores, com mais qualidade de vida e saúde. Todos são vitoriosos".
O pneumologista Dirceu A. Silveira Jr., da equipe multidisciplinar do PAT, afirmou que o tabagismo é uma doença que causa sérios problemas à saúde. Citou como exemplos o câncer, doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais. "Um dos principais motivos que leva o dependente a tentar largar o cigarro é relacionado à saúde. Melhorar a qualidade de vida e evitar doenças graves são estímulos ao desejo de abandonar o tabagismo. Mas só isto, na grande maioria dos casos, não basta. Daí a importância e a eficiência de programas antitabagistas. E também a força de vontade, determinação das pessoas que tentam deixar o fumo". Ele incluiu na lista ainda atividades físicas e as palavras de incentivo de familiares, amigos e colegas.
O casal Amauri e Fátima mora no Litoral do Paraná. E durante um ano, uma vez por semana, se deslocava para Curitiba para participar das atividades do PAT. Ambos elogiaram a eficiência do programa, declarando que sozinhos não conseguiram. Eles estão há quase um ano sem fumar. Outro participante largou o cigarro há 13 meses. Nelson fumou por 50 anos e aderiu ao programa depois de um sério problema de saúde. "Agora constato muitas coisas boas. Sinto mais gosto, mais cheiro, durmo melhor. Ingerir água me ajudou muito a superar a ansiedade e a vontade de fumar". Ivanilde avalia que o prazer de largar o cigarro é muito maior do que o prazer de fumar. "Antes compartilhávamos a culpa de ser fumantes, agora compartilhamos a vitória de ser ex-fumantes. Tentar deixar o cigarro é um sofrimento. Durante o tratamento senti muitas saudades, tive recaídas. Mas agora sou uma ex-fumante". Para Egípcia parar de fumar foi uma conquista. "Tenho orgulho de mim mesma. Depois de 30 anos fumando, fui capaz de parar". Rubens qualifica que para ele largar de fumar foi uma libertação. "Talvez sozinho não conseguisse. O programa, o grupo, as palavras, os gestos, tudo ajudou".
Sobre o Imtep - Há 19 anos no mercado brasileiro, o Imtep é referência em gestão de saúde empresarial. Oferece uma gama completa de serviços que atendem às necessidades de clientes corporativos. Possui centros de atendimento em todo o país, com matriz em Curitiba e filiais em São José dos Pinhais, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, é responsável pela gestão de ambulatórios, instalados em grandes empresas, incluindo multinacionais. O Imtep é formado por quatro unidades de negócio: Gestão de Serviços - terceiriza mão de obra para serviços de saúde e segurança, gerencia ambulatórios, disponibilizando insumos, recursos, equipamentos e medicamentos, conforme a necessidade do cliente; Saúde Ocupacional - oferece serviços direcionados à medicina e segurança do trabalho; Cursos e Treinamentos - ministra cursos e treinamentos na área de saúde e segurança do trabalho, oferecendo instrutores qualificados, recursos e material didático; e Qualidade de Vida - desenvolve ações, projetos e atividades que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ênfase no bem-estar do trabalhador e na eficácia organizacional.

Imtep
Rua Emiliano Perneta, 297 - 20º, 21º, 23º andares
Centro - Curitiba - Paraná
Telefone/fax - (41) 3304-9800
www.imtep.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços