Em 2011, a primeira comitiva do Rio Grande do Sul esteve no Rio para conhecer OLS




Pela segunda vez, uma comitiva do Rio de Grande do Sul visita o Rio de Janeiro para trocar experiências sobre as iniciativas da Operação Lei Seca (OLS). Nesta quinta-feira (29/08), seis integrantes da Balada Segura assistiram a uma apresentação sobre a OLS, no Palácio Guanabara, acompanharam a ação de conscientização da população em bares do Baixo Gávea, e uma blitz de fiscalização.

Em 2011, a primeira comitiva esteve no Rio para conhecer os procedimentos da operação para iniciar trabalhos similares no Rio Grande do Sul. Com dois anos de experiência, o diretor-presidente do Detran-RS, Leonardo Kauer, afirmou que a visita tem o objetivo de ajudar na repaginação da Operação Balada Segura.
- Começamos com o forte viés da fiscalização, mas percebemos que é preciso ampliar a conscientização. Sentimos a necessidade de ampliar o espectro de atuação da nossa operação, com a criação de comitês locais, com conscientização da população através da rede de ensino e com políticas públicas - enumerou Kauer.
A comitiva do Rio Grande do Sul fica no Rio até sábado. Nesta sexta-feira (30/08), eles farão uma visita ao Detran para conhecer a estrutura do órgão que participa da iniciativa e os resultados das operações. Á noite, eles acompanharão mais uma ação de educação nas ruas com os cadeirantes e depois uma blitz.
- O Rio Grande do Sul esteve aqui e criou uma ação que copia o nosso padrão. Agora, eles buscam novas informações, porque nesse tempo também adaptamos nossos métodos. É muito bom saber que depois desse tempo continuamos sendo referência - afirmou o coordenador da OLS, major Marco Andrade.
Para Andrade, o principal ponto da apresentação foram as ações de educação, um dos grandes diferenciais e apoiadores do sucesso da operação do Rio de Janeiro.
- Outra ideia é a de perpetuar as ações para que sejam realizadas todos os dias da semana como aqui, já que eles sinalizaram que são feitas apenas de quarta a domingo - disse o major.
Depois de beber apenas um chope, a estudante Juliana Mansur, de 23 anos, topou fazer um exame do bafômetro na ação educativa dos cadeirantes no Baixo Gávea.
- Essa conscientização é muito importante e é muito legal saber como funciona o teste. A iniciativa é ótima – disse a estudante.
A Operação Lei Seca realiza 47 ações de fiscalização por semana, de domingo a domingo. São nove equipes nas ruas com 15 pessoas cada uma. O resultado são 180 veículos fiscalizados em seis horas, 30 mil por mês. Na educação, são 37 ações por semana, cinco equipes atuando em bares, universidades, e eventos, com 120 mil pessoas atingidas por mês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade