Mais de mil pessoas buscam por ano apoio para parar de fumar nas duas unidades que oferecem o atendimento



Nesta quinta-feira (29/08) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para auxiliar aqueles que decidem abandonar a dependência do cigarro, unidades da rede estadual de saúde possuem programas de prevenção e tratamento do tabagismo. 

O Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac), no Humaitá, oferece o Programa de Prevenção e Tratamento do Tabagismo desde 2003, voltado especialmente para o combate ao fumo. Nele, os fumantes, sejam pacientes internados ou externos, recebem apoio de psicólogos, psiquiatras, cardiologistas, odontologistas e fonoaudiólogos para abandonar de vez o vício.

Antes de começar a frequentar as reuniões, os candidatos ao programa passam por avaliação clínica e psiquiátrica e por uma fase de preparo. O programa recebe, em média, 20 pessoas por mês e a fase de acompanhamento - para evitar recaídas - pode durar até 10 meses.

Na Zona Norte, o PAM Cavalcanti também oferece Programa de Controle do Tabagismo, que consiste em reuniões semanais com profissionais e tratamento com medicação, dependendo do caso. São oferecidas 60 vagas por mês, divididas em três grupos de acordo com o grau de dependência do fumante. A inscrição pode ser feita diretamente no PAM e o dependente passa por uma triagem médica. Só no primeiro semestre de 2013, 923 pessoas passaram pelo programa da unidade. Em 2012, foram 1.862 atendidos.

Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, o PAM monta nesta quinta-feira estande na entrada da unidade com distribuição de material educativo e profissionais para dar orientações sobre os males do tabagismo e tratamento. A ação acontece das 9h às 16h e a unidade fica na Rua Graça Melo, 640 – Cavalcanti.

Inscrições

Os dois programas oferecidos na rede estadual de saúde são abertos ao público. Interessados em se submeter ao tratamento no Iecac podem obter mais informações pelos telefones 2334-8126 ou 2334-8127.

As inscrições no programa do PAM Cavalcanti podem ser feitas no setor de atendimento da unidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h ou através dos telefones 2332-4256 ou 2332-4257.

Campanha Rio Sem Fumo

Desde o dia 4 de agosto de 2012 a campanha estadual Rio Sem Fumo não realiza mais inspeções para o cumprimento e a fiscalização da Lei que proíbe o uso de tabaco em lugares fechados e de uso coletivo. Todas as inspeções são feitas agora pela vigilância sanitária de cada município, descentralizando o processo. O fim da ação do Estado já era previsto na Lei e decreto que deram origem a campanha, já que esta foi criada com o objetivo de alavancar o cumprimento da legislação no início de sua vigência.

De novembro de 2009 até sua extinção, a campanha estadual Rio Sem Fumo executou 41.167 ações de fiscalização e orientação principalmente em bares, casas noturnas, restaurantes e casas noturnas. No período, foram aplicados 224 Autos de Infração por descumprimento da Lei 5.517/2009.

Vítimas do tabagismo

As complicações decorrentes do tabaco são a maior causa de doenças e mortes evitáveis em todo o mundo. Só no Brasil ocorrem 200 mil óbitos por ano em função de patologias que têm início no tabagismo. O fumo está associado a 25% das doenças vasculares e das mortes causadas por angina e infarto do miocárdio, a 90% dos casos de câncer de pulmão e a 30% dos óbitos por câncer de laringe, faringe, boca, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade