Acervo tem mais de 3,5 mil LPs e fica no Centro de Cultura Harmonia Enlouquece



Como em toda festa de debutante, os 15 anos do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ) também foram celebrados com um baile. A festa, realizada nesta quarta-feira (28/08), marcou a inauguração da discoteca da unidade. O Centro de Cultura Harmonia Enlouquece abriga um acervo com mais de 3,5 mil LPs doados à instituição e que será aberto à população.

Boa parte do acervo pertencia a três irmãs quase centenárias: Luísa (101), Lígia (98) e Heny Magalhães (92). A coleção surgiu da paixão que elas cultivaram pela música ao longo da vida.

- Tudo lá em casa era pretexto para uma cantoria. Mesmo nas despedidas mamãe soltava a voz - disse Maria Luísa, filha de Luísa, uma aficionada por fados. Amante do samba e da MPB, Heny fez uma roda de samba em seu aniversário de 90 anos. Em meio às homenagens durante o baile, Luísa e Heny deixaram as bengalas de lado e arriscaram um samba ao som de Elizeth Cardoso.

A repercussão gerada pela doação das três irmãs de cerca de dois mil discos foi o pontapé inicial para uma série de outras doações que a unidade passou a receber. De lá pra cá, o CPRJ ganhou mais de mil discos e quatro vitrolas, doados por aficionados por música que decidiram colocar suas coleções à disposição da população.

- Com os discos, vamos sonorizar os pátios e corredores do instituto. As músicas serão usadas também em oficinas terapêuticas. Queremos abrir a coleção para visitantes, para que outras pessoas interessadas possam também conhecer essas raridades - explicou Francisco Sayão, diretor do CPRJ.

Além de música dos anos 30 aos 70, a coleção conta com algumas raridades históricas. Entre os tesouros, há registros de Manoel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes lendo seus próprios poemas, um discurso de Carlos Lacerda e outras relíquias sonoras. Todo o acervo ficará à disposição dos pacientes e das oficinas promovidas pelo Centro.

Música é no CPRJ

Há 12 anos, pacientes, funcionários e voluntários do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ) criaram o grupo Harmonia Enlouquece. A banda permite que os pacientes possam ter contato e se expressar através da música. Ao todo, mais de 60 pessoas já passaram pelo grupo. Os benefícios do tratamento garantiram a longevidade do projeto.

O instituto realiza um trabalho no tratamento de pacientes com transtornos mentais, com a meta de criar maior integração e qualidade de vida para eles e suas famílias. São realizados aproximadamente 5,5 mil atendimentos ao mês. Para chegar neste resultado, é somado ambulatório, emergência, hospital-dia, enfermaria e ambulatório da terceira idade.

O Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro está localizado na Praça Coronel Assunção, s/n, no bairro da Saúde. Mais informações pelo telefone 2332-5676.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade