Escola municipal estende biblioteca para usuários de ônibus

Foto: Juliane Guez/Divulgação PMPA
Serão instalados pontos de leitura em diferentes espaços da cidade Serão instalados pontos de leitura em diferentes espaços da cidade
A partir desta quarta-feira, 16, os passageiros que embarcam no final da linha Juca Batista, na rua Celestino Bertolucci, bairro Hípica, poderão desfrutar de boa leitura enquanto fazem o percurso de ida e volta até o Centro. A ideia nasceu dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Anísio Teixeira (rua Francisco Mattos Terrez, 40, Vila Hípica). O objetivo é instalar pontos de leitura e transformá-los em extensões da biblioteca da escola, em diferentes espaços da cidade. O primeiro ponto será inaugurado às 15h desta quarta-feira, no Bar do Luiz, localizado em frente ao terminal. Ali foi colocada uma estante de metal, com 50 obras catalogadas, entre livros e revistas. Para o mês de maio, o projeto “Liberdade para o livro, cultura para o povo”, deve inaugurar mais um ponto de leitura, desta vez no bairro Belém Novo.
Feliz com o engajamento de alunos, professores e comunidade, o diretor da escola, Cassiano Noimann Leal, explicou que a ação pretende estimular o hábito da leitura e o cuidado com os livros. No Bar do Luiz, que funciona em horário comercial, o frequentador escolherá do acervo disponibilizado, fruto de doações e excedentes da biblioteca da escola, a leitura para aquele momento. “O ponto de leitura oferecerá livros e revistas sobre cultura geral, literatura infantil, contos, crônicas e romances”, informou Cassiano. Assim que retornar para casa, o passageiro devolve o livro no ponto em que o retirou.
Será ao som de tambores que um grupo de alunos se deslocará da escola até o Bar do Luiz, distante cerca de cinco minutos da Emef, onde ocorrerá a inauguração do primeiro ponto de leitura. Alunos e professores convidarão a comunidade a participar da iniciativa. A ação foi pensada em função do Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, conforme a lei 10.402 de 2002, e também em homenagem aos 132 anos de nascimento de Monteiro Lobato, que será homenageado com a leitura de um trecho de sua obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços