Financiamento de campanhas eleitorais é o tema do Mobiliza desta terça-feira


O financiamento de campanhas é um dos principais pontos em discussão no processo eleitoral. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal pode, em breve, alterar o sistema político nacional. Em julgamento retomado neste ano, a maioria dos ministros do STF votou pela proibição de doações de empresas a candidatos e partidos políticos. No entanto, a decisão final foi adiada porque o ministro Gilmar Mendes pediu mais tempo para analisar o tema.

Segundo dados da Ong Transparência Brasil, as empresas brasileiras doaram pelo menos R$ 4,1 bilhões às campanhas de 2010 e 2012. De acordo com a regra atual, pessoas jurídicas podem doar até 2% do faturamento bruto do ano anterior ao da eleição. Para pessoas físicas, a doação é limitada a 10% do rendimento do ano anterior.

Para analisar a importância na mudança de regras para o financiamento de campanhas, o Mobiliza desta terça-feira (15), às 23h30, recebe os debatedores Maritânia Dallagnol, advogada, especialista em Direito Eleitoral, Benedito Tadeu César, cientista político e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Ricardo Giuliani Neto, advogado e escritor, doutor em Direito pela Unisinos.

O Mobiliza é apresentado por Thaís Baldasso e tem produção de João Brites e Lucas Guarnieri. A coordenação de jornalismo é de Andréa Martins e Luiz Olea. A atração pode ser conferida em horário alternativo aos sábados, às 14h.
Texto: Anahy Metz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços