Programa de Extensão da Fundação Clóvis Salgado oferece vagas para curso de Introdução à História Oral


Atividade conta com parceria de pesquisadores da Universidade Federal de MG

Curso: Introdução à História Oral, com Gabriel Amato e Natália Batista
Local: Sala de Vídeo (Próxima à Portaria Cultural)
Período: 8 de maio a 5 de junho (quintas-feiras)
Horário: 14h às 17h40
Período de inscrições: 7 a 25 de abril / Vagas: 40
Informações para o público: (31) 3239-7322

 
Estudantes ou graduados em Ciências Humanas e pesquisadores podem se inscrever no curso Introdução à História Oral, iniciativa da Fundação Clóvis Salgado, por meio da Diretoria de Ensino e Extensão /Gerência de Pesquisa e Extensão. A atividade propõe o estudo de uma metodologia para a análise de entrevistas e também contempla professores do ciclo básico da educação e interessados em estudos humanos.

Ministrado pelos pesquisadores Gabriel Amato e Natália Cristina Batista, o curso aborda técnicas para a criação de fontes históricas por meio de entrevistas e análises de discurso. Além disso, a atividade, realizada em parceria com o Núcleo de História Oral da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, propõe debates da história oral, tanto em uma perspectiva histórica como teórico-metodológica. Discussões sobre memória, identidade, imaginário e narrativa integram a ementa da atividade.

No total, a FCS disponibilizou 120 vagas para o primeiro semestre do ano. Outros dois cursos, com inscrições já encerradas, integram a grade do Programa de Extensão. Ícones da Música Ocidental  Séculos XIX e XX, com aulas durante os meses de abril e maio, e Quadrinhos, Linguagem e História, ministrado de 15 de abril a 27 de maio. Todas as atividades são voltadas para professores das redes pública e particular, estudantes de Ciências Humanas e demais interessados.

Segundo a gerente de Pesquisa e Extensão da FCS, Lúcia Ferreira, os cursos foram planejados para atender a uma demanda crescente de professores que têm procurado a Fundação Clóvis Salgado para trabalhar a multidisciplinaridade em sala de aula. “Temos planejado uma série de atividades que visam nutrir todos os participantes dos cursos com a possibilidade de utilização de diferentes ferramentas para a ampliação das práticas educativas”, aponta.

Artes Cênicas – Com grande procura em 2013, o curso Improvisação para o Teatro abrirá inscrições a partir do segundo semestre deste ano, também com inscrições gratuitas. A atividade será ministrada pelos professores do Centro de Formação Artística, Cefar, Marina Miranda, Danilo Curtiss e Jacyara Araújo.

Sobre os ministrantes:
Gabriel Amato – Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualmente cursa o mestrado em História e Culturas Políticas na mesma instituição. Desde 2010, é pesquisador do grupo de pesquisas História Política, Culturas Políticas na História e, desde 2008, do Núcleo de História Oral. Possui experiência na área de história do Brasil república, atuando principalmente nos seguintes temas ou metodologias: ditadura militar, nacionalismos, política contemporânea, universidades e história oral.

Natália Batista – Mestre em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora das áreas política e cultural do período da ditadura militar brasileira. Trabalhou com o Grupo Galpão no Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) prestando assessoria em pesquisas relacionadas ao teatro mineiro e nacional. Atualmente é pesquisadora do Grupo de História e Culturas Políticas da UFMG, do Portal de Teatro Primeiro Sinal e membro no Núcleo de História Oral da UFMG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços