Relatores da LDO e do orçamento serão divulgados nesta quarta-feira

Augusto Castro
Os relatores da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) serão divulgados nesta quarta-feira (16). Ambos serão senadores do PMDB. A reunião da Comissão Mista de Orçamento (CMO) desta terça-feira (15) não obteve o quórum necessário para votações e foi rapidamente encerrada pelo presidente do colegiado, deputado federal Devanir Ribeiro (PT-SP), que agendou nova reunião para a próxima semana.

Devanir disse que o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), ainda estava ouvindo a bancada do partido para definir os relatores, para divulgar os nomes nesta quarta.
- O PMDB é quem indica o relator da LDO e o relator-geral. Tudo indica que o relator do Orçamento será o senador [Romero] Jucá [RR]. Da LDO, ainda não sei. Os outros relatores já foram indicados, já está fechado. Vamos aguardar a reunião da próxima terça para começarmos a discutir a LDO – disse Devanir Ribeiro.
A proposta de LDO encaminhada pelo Executivo ao Congresso nesta terça indica salário mínimo de R$ 779,79 a partir de 2015 (aumento de 7,71%). A inflação prevista é de 5%; o PIB de 3%; e o superávit primário de 1,9%.
O senador Romero Jucá preferiu não se manifestar e apenas confirmou que o colega Eunício Oliveira divulgará as indicações do partido para as relatorias das peças orçamentárias em breve. O relator da LOA também é chamado de relator-geral ou relator do Orçamento.
Miriam Belchior
Devanir Ribeiro também confirmou que a audiência pública da CMO com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, está agendada para 29 de abril. A ministra apresentará a LDO aos parlamentares e responderá a questionamentos. Devanir acredita ser possível, e que será “bom para o país”, que o projeto da LDO 2015 seja aprovado antes do recesso parlamentar de julho.
Sobre as metas inflacionária e de crescimento do PIB que constam na LDO 2015, Devanir afirmou que ambas são possíveis de serem alcançadas pelo governo.
- A previsão de meta inflacionária de 5,2% é possível. Nós brasileiros sempre somos otimistas. Temos de olhar para frente. Eu gostaria de crescer 10%, mas o real e possível é 3% - avaliou o presidente da CMO.
A CMO volta a se reunir na terça-feira (22) às 14h30.
Diretrizes orçamentárias
A Lei de Diretrizes Orçamentárias é o instrumento por meio do qual o governo estabelece as metas e prioridades da administração pública federal para o ano seguinte, como as obras e os serviços mais importantes a serem realizados. Ela é elaborada todos os anos pelo chefe do Poder Executivo, com auxílio do Ministério do Planejamento, do Banco Central e do Ministério da Fazenda, entre outros.
A LDO direciona a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que diz de onde vem o dinheiro público e como ele será usado pelo governo – é o chamado Orçamento Público ou Orçamento da União.
Entre outros assuntos, a LDO trata das metas fiscais do governo (taxa de juros, inflação e crescimento do PIB, por exemplo); relação de ações prioritárias; regras para execução das emendas parlamentares; regras para fiscalização de obras e serviços com indícios de irregularidades graves; custos de obras e serviços de engenharia; gastos com a folha de pagamento de servidores e empregados públicos civis e militares; reajuste do salário mínimo; pagamento da dívida pública federal e alterações na cobrança de tributos.
De acordo com a Constituição, o Congresso só pode entrar em recesso parlamentar no meio do ano se a LDO for aprovada. Ou seja, como o recesso vai de 18 a 31 de julho, o Legislativo tem de aprovar o projeto da LDO e devolvê-lo ao Executivo até 17 de julho. Assim, a sessão legislativa pode ser interrompida no recesso e retomada em 1º de agosto. O projeto da LOA chega ao Congresso até 31 de agosto.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade