Simulação de enchente mobiliza 100 bombeiros militares em operação de resgate em Rio do Sul
Rio do Sul,


O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou neste domingo e segunda-feira, dias 28 e 29, um treinamento em Rio do Sul para avaliar o uso de equipamentos e pessoal em enchentes e inundações. A equipe de cerca de 100 bombeiro militares da força-tarefa da Corporação simulou operações de salvamento, busca e resgate em situações extremas.

Foram avaliadas a capacidade de mobilização da estrutura, a logística de materiais e de pessoal, e a operacionalização das equipes especiais. As ações foram integradas com a prefeitura de Rio do Sul, Polícia Militar de Santa Catarina, Defesa Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em Florianópolis, foi montada a Sala de Situação, onde o comandante-geral, coronel BM Marcos de Oliveira, e os oficiais do comando da Corporação receberam informações e conferiram as imagens da situação em Rio do Sul.
Parte da simulação foi realizada com o resgate de pessoas isoladas no teto um veículo tipo van e em um telhado de um rancho, em meio à correnteza do rio Itajaí-Açú. O trecho escolhido, próximo ao elevado Deputado José Tomé, que liga o Centro de Rio do Sul à BR-470, possibilitou que a imprensa e o público pudessem assistir aos exercícios de salvamento. Foram seis equipes que repetiram o exercício de resgate de diferentes formas. Uma delas contou com o apoio do helicóptero da Corporação, Arcanjo 01.
“Os exercícios foram todos muito bem sucedidos. Estamos preparados para agir em qualquer emergência no Vale do Itajaí”, afirmou o comandante da força-tarefa, coronel BM Gladimir Murer.  O treinamento contou com 72 bombeiros militares de equipes força-tarefa de seis batalhões próximos à região (Curitibanos, Blumenau, Itajaí, Canoinhas, Balneário Camboriú  e a sede: Rio do Sul, que está sendo coordenado pelo Batalhão de Lages) e 30 equipes de apoio e logística.
Também houve participação do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e a equipe da Diretoria de Tecnologia de Informação do Auto-Posto de Comando 1, que trabalhou em viatura com central telefônica, sistema de processamento de ocorrência, comunicação via rádio e satélite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços