Pneus radiais agrícolas trazem vantagens em diversas aplicações.



Evolução da mecanização exige maior atenção para utilização de pneus nas lavouras brasileiras.

A maioria das fábricas brasileiras de tratores equipam suas máquinas com pneus de construção convencional, essa decisão por muitas vezes é tomada pelo baixo volume de produção de pneus radiais no brasil. Estudos realizados pela Alpha Pneus apresentam maiores rendimentos dos equipamentos utilizando pneus de construção radial quando comparados com pneus de construção diagonal.

Os pneus convencionais utilizam uma construção diagonal, ou seja, a carcaça do pneu forma um ângulo diagonal e utilizam lonas têxteis nas camadas que fornecem a sustentação do pneu, já os pneus radiais utilizam uma construção com ângulos retos de 90° na carcaça do pneu, com cordonéis em paralelo e cintas de aço em sua banda de rodagem, assim deixando o produto mais resistente, com área de contato plena gerando inúmeras vantagens adicionais.

Os pneus radiais quando comparados aos convencionais apresentam maior área de contato com o solo, assim diminuindo a compactação do mesmo. Os pneus radiais também mostram que autonomia de combustível dos equipamentos é maior, ou seja, utilizam menos combustível em suas operações. Segundo o gerente comercial da Alpha Pneus Ayres Pucineli estudos realizados em frotas agrícolas mostram que o consumo de combustível reduz substancialmente pela flexibilidade do pneu e possibilidade da diminuição de lastro.

Outro benefício na utilização de pneus radiais nas lavouras de cana-de-açúcar é a proteção das soqueiras da planta. Ayres afirma que “com a configuração correta dos rodados, os equipamentos podem prevenir o pisoteio de soqueiras mantendo ou melhorando a área de contato sob o solo”, afirma o gerente.

A Alpha Pneus comercializa diversas medidas de pneus radiais para diversos equipamentos e a equipe de pesquisa e desenvolvimento sempre acompanha as necessidades e demandas do mercado, inclusive oferecendo tecnologias inovadoras para o mercado brasileiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços