Comunidade Indígena realiza festa no final de semana

 

O evento terá comidas típicas, dança e exposição de artesanato Kaingang, além do 12º Rodeio de Peão de Boiadeiro
Começa na próxima sexta-feira (3), partir das 20h, a “Festa em Comemoração ao Dia Do Índio” na Terra Indígena Apucaraninha. O evento terá comidas típicas, dança e exposição de artesanato Kaingang. Junto com o festejo terá a 12º Rodeio de Peão de Boiadeiro com três dias de baile. No sábado (4) será realizado churrasco para a comunidade. O evento é aberto ao público com entrada gratuita.

A coordenadora de Atenção do Programa Kaingang da Assistência Social, Marlene de Oliveira, ressaltou que o evento se adapta às novas manifestações culturais dos novos tempos. “São festas atualizadas no cotidiano desses povos. Foram readaptadas, mas com a concordância da comunidade que acredita que essa cultura pode ser inserida na indígena sem a descaracterizar. É uma ressignificação muito importante.”

O coordenador de projetos da comunidade do Apucaraninha, Ivan Bribis, concorda que a aldeia está incluída em outras culturas, mas que a cultura indígena sempre está presente nas festividades. “Tem um pessoal da comunidade que faz montaria, por esse motivo a cultura sertaneja já foi absorvida pela aldeia. Nós estamos incluindo essa manifestação mas, nunca deixamos de valorizar nossa própria cultura.”

De acordo com Ivan Bribis aproximadamente 3mil índios são esperados no evento. Comunidades de São Jerônimo da Serra, Barão de Antonina, Laranjinha, Pinhalzinho, Mococa e Ortigueira confirmaram presença no evento.

A ação é uma organização do Programa Kaingang do Apucaraninha, Cacique Lideranças, Assistência Social da Prefeitura, com apoio da Associação de Moradores da Terra Indígena Apucaraninha (AMTIap) e Articulação dos povos Indígenas da região sul (Arpin-sul).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade