Telecentro Mercado Público forma turma da terceira idade

Foto: Francielle Caetano/PMPA
Dona Helena faz parte da 36ª turma de formados em cursos de informática Dona Helena faz parte da 36ª turma de formados em cursos de informática
 O Telecentro Mercado Público entregou na tarde desta quinta-feira, 30, os certificados de conclusão do Curso de Informática Básica para a 36ª turma de alunos desde 2005, somando 420 pessoas. Os 26 formandos, a maioria da terceira idade, emocionados receberam seus diplomas das mãos da coordenadora de Inclusão Digital e Acesso à Tecnologia (Cidat) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Carla Gut. Participou do evento, também o gerente administrativo do Sindicato do Comércio dos Lojistas (Sindilojas), Delci Matos, entidade parceira na manutenção daquela unidade. (fotos)
 
Dona Helena Alborado Cristo, de 66 anos, aposentada, sonhava em acessar a internet, mas sequer sabia usar o computador. O curso recomendado por uma psicóloga da comunidade onde mora, no Partenon, segundo ela chegou na hora certa. "Ainda  não sei tudo, mas já passo e-mail, tiro minhas receitas, e já estou na rede e fiz muitas amizades, também," afirma com alegria.
 
João Carlos Almiron, de 67 anos é representante comercial ficava impressionado quando os amigos quando diziam que iam passar e-mail no Telecentro do Mercado. "Nem sabia que existia isso", comentou. Almiron se inscreveu, fez o curso e está feliz. "Não incomodo mais a filha. Antes perguntava tudo para ela. Eu já tinha e-mail, e recebia mensagens em casa, mas não sabia responder. Agora não só respondo como pesquiso no Google e leio notícias do futebol."
 
O Telecentro Mercado Público funciona das 8h às 20h, na sala 106, no andar superior. Está adaptado com acessos a pessoas com deficiências. Com a média diária de usuários de 300 pessoas, os acessos à internet são gratuitos. Os cursos de informática ocorrem em três turnos: manhã, tarde e noite, duas a três vezes por semana e também são oferecidos gratuitamente. 
 
A unidade do centro da Capital possibilita às pessoas que não possuem computadores em suas residências, além dos cursos de informática, a oportunidade de fazer seus trabalhos de escola e faculdade. Muitos jovens, após se formarem nos cursos, conseguem entrar no mercado de trabalho. O objetivo do programa é possibilitar o acesso a todos. Porto Alegre tem 42 Telecentros equipados com computadores de última geração, impressora e internet livre,  conforme infraestrutura implantada pela Procempa. Nas unidades o cidadão pode digitar, imprimir documentos, navegar, informa a coordenadora do Cidat, Carla Gut. 


  Texto de: Gladis Ybarra
Edição de: Caren Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços