Professores da rede estadual têm formação sobre Drummond e Vinícius
 
Professores de Língua Portuguesa e Literatura das escolas estaduais de todas as regiões do Estado participam em Porto Alegre, nesta quinta-feira (30),  da Oficina sobre a obra poética de Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. A agenda de formação pedagógica é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a editora Cia. das Letras. "Um dia como este propicia o privilégio da reflexão sobre como ensinar e como ensinar melhor; isso não é pouca coisa", afirmou a secretária-adjunta da Seduc, Maria Eulalia Nascimento, na abertura com o auditório lotado com cerca de 200 educadores.

"Nós professores sabemos que a não aprendizagem é uma morte simbólica, que não acontece no presente, mas se concretiza no futuro. Termos noção dos riscos que envolvem esta morte simbólica e evitá-los é nosso desafio na rede, nas escolas, nas comunidades", disse a secretária. Entre os riscos apontados por Maria Eulalia está a não adaptação da prática pedagógica ao presente, tema que Drummond aborda em "Mãos Dadas", um dos poemas que compõe o kit pedagógico da oficina e que foi lido pela titular da Seduc no início de sua intervenção.
A representante da editora no encontro, Janine Durand, destacou que o Projeto Poesia está nas estradas brasileiras desde 2009, quando o escritor objeto dos estudos foi Jorge Amado. "Estar aqui é motivo de orgulho. Temos a satisfação de trabalhar com esta secretaria, que tem uma preocupação permanente com a formação de professores, do conteúdo à forma, e demonstra, sempre, disposição em trabalhar de forma conjunta", informou.

Para a professora Rute Zarvoski, da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Erechim, a formação "entusiasma". Rute, que hoje atua na CRE, tem na bagagem 26 anos de sala de aula, trabalhando Literatura e Língua Portuguesa para turmas de ensino médio. "Para pessoas como eu, que respiram literatura, oportunidades como esta devem ser muito valorizadas", resumiu.

A formação é realizada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), até às 17h. São palestrantes Luana Almeida (Biografia e contexto dos autores), Norma Goldstein (análise de poemas) e Luciana Costa (sequência de atividades e debate entre grupos dos professores).

Texto: Patrícia Coelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços