Professores da rede estadual têm formação sobre Drummond e Vinícius
"Nós professores sabemos que a não aprendizagem é uma morte simbólica, que não acontece no presente, mas se concretiza no futuro. Termos noção dos riscos que envolvem esta morte simbólica e evitá-los é nosso desafio na rede, nas escolas, nas comunidades", disse a secretária. Entre os riscos apontados por Maria Eulalia está a não adaptação da prática pedagógica ao presente, tema que Drummond aborda em "Mãos Dadas", um dos poemas que compõe o kit pedagógico da oficina e que foi lido pela titular da Seduc no início de sua intervenção.
A representante da editora no encontro, Janine Durand, destacou que o Projeto Poesia está nas estradas brasileiras desde 2009, quando o escritor objeto dos estudos foi Jorge Amado. "Estar aqui é motivo de orgulho. Temos a satisfação de trabalhar com esta secretaria, que tem uma preocupação permanente com a formação de professores, do conteúdo à forma, e demonstra, sempre, disposição em trabalhar de forma conjunta", informou.
Para a professora Rute Zarvoski, da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Erechim, a formação "entusiasma". Rute, que hoje atua na CRE, tem na bagagem 26 anos de sala de aula, trabalhando Literatura e Língua Portuguesa para turmas de ensino médio. "Para pessoas como eu, que respiram literatura, oportunidades como esta devem ser muito valorizadas", resumiu.
A formação é realizada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), até às 17h. São palestrantes Luana Almeida (Biografia e contexto dos autores), Norma Goldstein (análise de poemas) e Luciana Costa (sequência de atividades e debate entre grupos dos professores).
Texto: Patrícia Coelho
Comentários
Postar um comentário