Divisa realiza Oficina de Monitoramento e Avaliação com os municípios


Encontro reuniu técnicos da Vigilância Sanitária de todos os municípios acreanos (Foto: Marcelo Torres)
Encontro reuniu técnicos da Vigilância Sanitária de todos os municípios acreanos (Foto: Marcelo Torres)
Encontro reuniu técnicos da Vigilância Sanitária de todos os municípios acreanos (Foto: Marcelo Torres)
A Divisão Estadual de Vigilância Sanitária (Divisa) realizou, nos dias 28 e 29 de agosto, a Oficina de Monitoramento e Avaliação para avaliar o primeiro semestre de 2012 e discutir novas diretrizes para o próximo semestre e para 2013. Técnicos das Vigilâncias dos 22 municípios acreanos participaram da oficina.
Durante esses dois dias foram acordados vários segmentos e expostos os trabalhos que cada município realiza. “Estamos fazendo essa avaliação do Plano de Ação com os gerentes dos municípios para que possamos oferecer um trabalho de excelência à população”, explicou Albertina Costa, gerente da Divisa.
Albertina disse ainda que, na oportunidade, foi apresentado o decreto de nº 7508, de 28 de junho de 2011, que trata das ações realizadas na rede pública. De acordo com o decreto, a perspectiva é de que os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) melhorem cada vez mais, oferecendo à população atendimento rápido e eficiente.
Para a coordenadora da Vigilância Sanitária de Feijó, Cleonice Moura, a oficina é uma oportunidade de as Vigilâncias Sanitárias mostrarem os trabalhos desenvolvidos. “Aqui podemos exibir as nossas eficiências e deficiências. A cada três meses fazemos um relatório da nossa produtividade, e os pontos negativos passamos para a Divisa, para que eles nos ajudem a solucioná-los”, destacou.
Decreto nº 7508
De acordo com o coordenador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Osvaldo Júnior, o decreto foi construído a partir de diálogo com os Estados, municípios e o governo federal, por meio dos respectivos conselhos: Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
O decreto regulamenta a Lei Orgânica da Saúde, que entrou em vigor em 1990. “Ele define e consolida o modelo de atenção regional em que os municípios deverão se organizar para ofertar atendimento de saúde às suas populações. Cada região deverá ter condições para realizar desde as consultas de rotina até os tratamentos mais complexos”, explicou Osvaldo Júnior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade