Secretaria do Ambiente estuda projeto de refletores no bosque


Intenção é que até final de fevereiro seja aberto processo licitatório para aquisição de refletores

Até o final de fevereiro a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) deve dar início a um processo licitatório para a compra de materiais e equipamentos necessários para a instalação de 20 refletores que serão colocados no Bosque Marechal Cândido Rondon, que fica na Rua Piauí, centro da cidade.

O projeto estipulando os materiais foi elaborado e entregue pela Secretaria de Obras e Pavimentação a pedido da Sema. O objetivo é que com a instalação dos refletores com lâmpadas de vapor de sódio com 400 watts cada - simulando a luz solar do entardecer – os pombos se afastem das árvores que estão nas laterais do bosque e se dirijam para as centrais, o que diminuiria o incomodo dos pedestres que transitam pelo local.

“A intenção não é afugentar os pombos, mas fazer com que eles se acomodem nas árvores centrais do bosque, porque assim as fezes desses animais cairão direto no solo e vão se decompondo, o que diminui muito o cheiro forte e a sujeira e não atrapalhará os pedestres”, disse a secretária Maria Sílvia Cebulski.

Maria Sílvia também explicou que para abrir a licitação é preciso que a Comissão para Controle e Manejo das Aves avalie o que foi listado pela Secretaria de Obras e aprove o documento. Após avaliação é que o processo segue para a Secretaria de Gestão Pública, para a licitação.

Experiência Positiva

Em agosto do ano passado, a Sema em conjunto com a Secretaria de Obras e Pavimentação havia testado a funcionalidade dos holofotes e, de acordo com a secretária de Ambiente, a experiência foi positiva. Foram instalados dois refletores que concentraram os pombos nas partes internas do local.

Outra ação que tem ajudado a diminuir a sujeira e o mau cheiro é a transformação da calçada interna do bosque (ao lado do Zerinho) em um gramado, o que evita que as pessoas passem pelas áreas onde há maior concentração de pombos. A passagem dos pedestres agora é feita pelo meio do Zerinho e a pista de corrida teve seu formato alterado, para não atrapalhar os pedestres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança