Programa Comunidade Escola oferece atividade para a criançada durante as férias


principal
A partir desta quarta-feira (14), 13 escolas municipais passam a oferecer, durante o período de férias escolares, atividades gratuitas a adultos e crianças por meio do programa Comunidade Escola.
O programa Comunidade Escola, da Secretaria Municipal da Educação, organiza atividades esportivas, culturais, de recreação e cursos e neste período também promove uma programação especial.
A dona de casa Viviana Kuss Hein tem dois filhos que estudam na Escola Municipal Vereador João Stival, em Santa Felicidade. Ela gostou de saber que poderá contar com atividades e brincadeiras para as crianças até que as aulas iniciem. “Vou trazer meus filhos para brincar. Assim eles saem um pouco da frente do computador e da televisão para brincar com outras crianças”, disse Viviana.
A escola foi uma das escolhidas para atender a comunidade no período de 14 de janeiro a 8 de fevereiro. A programação de férias na unidade começou um dia antes, com atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), um dos parceiros do programa. Além da SMELJ, são parceiros a Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Abastecimento, entre outros.
Kevin Hein de Castro, de 9 anos, já conhece o programa e sempre que pode participa. “É muito mais divertido estar aqui do que em casa sem fazer nada”, disse o estudante. Com as duas irmãs e a mãe, ele aproveitou para aprender brincadeiras novas, oferecidas pelos professores da SMELJ, pensadas e preparadas para a edição do festival em 2015.
O programa
As escolas municipais que atendem neste período de férias montaram uma programação diferenciada em cada unidade. O programa Comunidade Escola atua em cinco eixos, nas áreas de geração de renda, com cursos e oficinas; saúde, com visitas de profissionais da área nas unidade; educação e cidadania, promovendo uma prática mais sustentável na população; esporte e lazer; e cultura, promovendo atividades que ampliem repertório cultural.
“As atividades neste período de férias proporcionam diversão às famílias, que muitas vezes estão com os pais trabalhando, impossibilitadas de poder fazer alguma coisa diferente com as crianças”, disse o coordenador do programa, Álvaro Olendzki.
Nas escolas, serão ofertadas atividades como informática, festival de férias de verão, camarim de pintura, esmaltação, caça ao tesouro, gincanas, campeonatos, torneios, apresentações teatrais e circenses, orientações sobre alimentação saudável, combate a dengue, contação de histórias, momentos culturais, oficinas de artesanato, piquenique, entre outras.
Parceiros
O Festival de Férias de Verão movimenta as regionais até dia 23 de janeiro. As atividades acontecem de segunda a sexta, das 14h às 17 horas, dando às famílias e à comunidade uma opção de lazer para crianças de 6 a 12 anos. Além promover atividades nas nove regionais, profissionais de Educação Física prepararam programação para os Centros de Esporte e Lazer, praças e parques da cidade, escolas da rede municipal de ensino e em espaços das associações de moradores de bairros.
“Nossa intenção é suprir a deficiência de atividades e recreação num período em que as crianças têm um tempo maior para brincar”, disse o coordenador de Lazer Comunitário da SMELJ, Claudio Jerônimo. São oferecidas atividades esportivas, recreativas, culturais e artísticas – brinquedos infláveis, muro de escalada, oficinas de artes, brinquedos radicais, jogos, dança, teatro culturais, entre outras.
Nesta edição, o Festival de Férias de Verão tem o Golfe Recreativo, esporte adaptado em que crianças e adolescentes podem participar com auxilio e orientação de instrutores preparados pela Federação Paranaense e Catarinense de Golfe. Gabrieli da Silva, de 7 anos, não perdeu a chance de arriscar algumas tacadas de golfe. “Parece difícil, mas é bastante divertido e diferente”, disse Gabrieli, entusiasmada ao conhecer as regras do jogo.
Confira a lista de Escolas Municipais que estarão abertas de terça-feira a domingo para atividades do Programa Comunidade Escola:
Senador Enéas Faria
Maria Marli Piovezan
Rachel Mader
Romário Martins
Helena Kolody
Leonel de M. Brizola
Maria IenkotZeglin
Vila Zanon
Augusta Gluck Ribas
Vereador João Stival
Jornalista Arnaldo Alves da Cruz
CEI Expedicionário
Prof. Dario P. de Castro Vellozo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços