Prefeitura implanta novo sistema corporativo entre os dias 15 e 26 de janeiro
Atendimento ao público será interrompido durante o período de implantação do Webpúblico
Entre os dias 15 e 26 de janeiro não 
haverá atendimento nos Centros de Atendimento ao Cidadão – CAC e também 
na área reservada à Prefeitura de Rio Branco na OCA e demais órgãos do 
município que oferecem atendimento ao público. Neste período, técnicos 
do Departamento de Tecnologia da Informação e Modernização da Gestão – 
DTIMG, da prefeitura vão implantar um novo sistema, o Webpúblico, que 
vai modernizar os sistemas corporativos, em especial os utilizados para a
 gestão tributária, orçamentária, financeira e contábil. Somente a Nota 
Fiscal Eletrônica continuará sendo emitida neste período.
O projeto foi apresentado pelo diretor
 da DTIMG, Pablo Mendes, aos secretários, diretores e demais usuários do
 sistema no âmbito da prefeitura de Rio Branco, nesta quarta-feira, 8, 
no auditório da Biblioteca Pública.
Os atuais sistemas (Safira e o Ágata),
 que já têm dez anos de uso, serão substituídos por uma nova ferramenta,
 o Webpúblico, que vai proporcionar facilidades para o público interno e
 externo, o que vai resultar em agilidade no atendimento e permitirá a 
ampliação de novos serviços online no portal da Prefeitura. Algumas 
áreas as quais não contavam com processo informatizado, estão 
contempladas no Webpúblico, são elas: Gestão da Fiscalização de Trânsito
 e Transporte; Gestão do PPA, LDO e LOA; Controle de precatórios; 
cobrança administrativa e previsão de receita.
A grande novidade fica por conta da 
integração entre os módulos, onde todo procedimento realizado é 
refletido em tempo real, finalizando sempre na contabilidade. Não sendo 
mais necessária a inserção de informações de um sistema para outro. O 
que acontece em qualquer um dos módulos é automaticamente recebido pela 
contabilidade.
Pablo Mendes relata que o novo sistema
 foi desenvolvido exclusivamente para a prefeitura e com a participação 
de técnicos da DTIMG. O sistema Webpúblico foi elaborado com base no 
conceito de layout dos sites na internet: mais leve e funcional. A ideia
 é proporcionar um ambiente agradável para o usuário, seja no trabalho 
ou em casa. Desenvolvido em plataforma web, o sistema traz uma novidade,
 o fato de não precisar de nenhum tipo de instalação e poder ser 
acessado de equipamentos como tabletes e smartphones, além da segurança 
da informação, criptografia e controle de vírus.
Portal do Cidadão
Numa segunda etapa da implantação do 
novo sistema, que deverá começar em março, será implantado o Portal do 
Cidadão, onde os usuários vão ter informações completas sobre situação 
de imóveis, débitos e poderá emitir taxas para pagamento. “O usuário vai
 se enxergar no sistema, ter todas as informações sobre sua situação na 
prefeitura, bem como de seus imóveis”, explica Pablo. 
Fotos: Fagner Delgado/Asscom
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