Prefeitura implanta novo sistema corporativo entre os dias 15 e 26 de janeiro

Atendimento ao público será interrompido durante o período de implantação do Webpúblico
 
Entre os dias 15 e 26 de janeiro não haverá atendimento nos Centros de Atendimento ao Cidadão – CAC e também na área reservada à Prefeitura de Rio Branco na OCA e demais órgãos do município que oferecem atendimento ao público. Neste período, técnicos do Departamento de Tecnologia da Informação e Modernização da Gestão – DTIMG, da prefeitura vão implantar um novo sistema, o Webpúblico, que vai modernizar os sistemas corporativos, em especial os utilizados para a gestão tributária, orçamentária, financeira e contábil. Somente a Nota Fiscal Eletrônica continuará sendo emitida neste período.
O projeto foi apresentado pelo diretor da DTIMG, Pablo Mendes, aos secretários, diretores e demais usuários do sistema no âmbito da prefeitura de Rio Branco, nesta quarta-feira, 8, no auditório da Biblioteca Pública.
 
Os atuais sistemas (Safira e o Ágata), que já têm dez anos de uso, serão substituídos por uma nova ferramenta, o Webpúblico, que vai proporcionar facilidades para o público interno e externo, o que vai resultar em agilidade no atendimento e permitirá a ampliação de novos serviços online no portal da Prefeitura. Algumas áreas as quais não contavam com processo informatizado, estão contempladas no Webpúblico, são elas: Gestão da Fiscalização de Trânsito e Transporte; Gestão do PPA, LDO e LOA; Controle de precatórios; cobrança administrativa e previsão de receita.
A grande novidade fica por conta da integração entre os módulos, onde todo procedimento realizado é refletido em tempo real, finalizando sempre na contabilidade. Não sendo mais necessária a inserção de informações de um sistema para outro. O que acontece em qualquer um dos módulos é automaticamente recebido pela contabilidade.
 
Pablo Mendes relata que o novo sistema foi desenvolvido exclusivamente para a prefeitura e com a participação de técnicos da DTIMG. O sistema Webpúblico foi elaborado com base no conceito de layout dos sites na internet: mais leve e funcional. A ideia é proporcionar um ambiente agradável para o usuário, seja no trabalho ou em casa. Desenvolvido em plataforma web, o sistema traz uma novidade, o fato de não precisar de nenhum tipo de instalação e poder ser acessado de equipamentos como tabletes e smartphones, além da segurança da informação, criptografia e controle de vírus.
 
Portal do Cidadão
 
Numa segunda etapa da implantação do novo sistema, que deverá começar em março, será implantado o Portal do Cidadão, onde os usuários vão ter informações completas sobre situação de imóveis, débitos e poderá emitir taxas para pagamento. “O usuário vai se enxergar no sistema, ter todas as informações sobre sua situação na prefeitura, bem como de seus imóveis”, explica Pablo. 
 
 
 
 

Fotos: Fagner Delgado/Asscom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços