Ação de Inverno avança com força total nos bairros de Rio Branco

A Ação de Inverno 2015, lançada nesta na última sexta-feira, 2 de janeiro, pelo prefeito Marcus Alexandre e o governador Tião Viana, já está nas ruas com força total. Um dos primeiros bairros a receber os serviços, logo depois do lançamento, foi o Seis de Agosto, no Segundo Distrito da cidade, onde os homens da SEMSUR, EMURB e da secretaria Municipal de Saúde executam as ações de limpeza, desobstrução de bueiros e córregos e de combate à dengue.
 
Os trabalhos, que começaram pelas ruas Praxedes, Cabanellas e Cearense, vão chegar as demais do bairro Seis de Agosto. O recolhimento de entulho e lixo garante além da limpeza dos quintais e ruas, a diminuição dos casos de dengue, na medida em que os criadouros do mosquito são eliminados junto com o lixo.
 
O prefeito Marcus Alexandre, que acompanhou o trabalho nos bairros durante todo o dia, diz que é preciso avançar para alcançar o maior número de bairros, num menor espaço de tempo. “Temos que chegar aos 212 bairros de Rio Branco até o final de abril, por isso vamos trabalhar no sol e na chuva. É preciso ajudar a população também porque o entulho que se forma nos quintais, às vezes só é retirado mediante pagamento, então temos que prestar esse serviço para garantir que os quintais fiquem limpos e livres da dengue”.
 
 
A Ação de Inverno, que terá recolhimento de entulho e lixo, limpeza de córregos, desobstrução de bueiros, manutenção viária e combate à dengue, é executada por 600 trabalhadores: 300 Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), 180 trabalhadores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) e 150 trabalhadores da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB). Serão utilizados 150 equipamentos. Da SEMSUR são 58 máquinas, da EMURB mais 25 equipamentos entre tratores, caminhões e retroescavadeira e a SEMSA contará com 50 equipamentos e mais 16 veículos de transporte.
 
Em 2013, na primeira edição da Ação de Inverno, foram recolhidas 50 mil toneladas de entulhos em todos os 212 bairros da cidade. Em 2014, foram recolhidas 32 mil toneladas. A expectativa é que este ano, a quantidade de lixo e entulho recolhidos de Rio Branco, na Ação de Inverno, seja ainda menor. “No primeiro ano, havia muito lixo, mas já no segundo, graças ao trabalho, que não parou, tivemos menos entulho e esse ano, vamos ter menos ainda por causa. A tendência é que a cada ano, os números diminuam”, salienta Kellyton Carvalho, secretário da SEMSUR.
 
 
 
Fotos: Assis Lima/Asscom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços