Rio Branco participa da elaboração do Plano Estadual de Contingência em caso de cheia dos rios Acre e Madeira

O prefeito de Rio Branco em exercício, Márcio Batista, participou nesta quinta-feira, 8, da reunião com a governadora em exercício, Nazaré Araújo, representante da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), Marcus Suassuna, meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), Luiz Alves, chefe de operações da Polícia Rodoviária Federal do Acre e Rondônia, inspetor João Bosco Ribeiro, comandante do Corpo de Bombeiros, Carlos Gundim e o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Ten. Cel. George Santos, na sala de situação do governo do Estado. O objetivo da reunião foi a conclusão do Plano de Contingência para o caso de cheia dos rios Acre e Madeira, em Rondônia. Representantes dos empresários e das instituições financeiras, também se reuniram com as autoridades.
 
Segundo o SIPAM, existe previsão de cheia para os rios Acre e Madeira, mas sem o impacto da que ocorreu no ano passado. A governadora Nazaré Araújo diz que é preciso “se preparar para o pior, mas rezar para que não haja problemas graves”. Ela cita que o governo do Estado, prefeitura e parceiros adquiriram muita experiência com a cheia de 2014 com relação a alternativas de abastecimento e outras medidas. Durante a cheia, o governo empreendeu um grande esforço, mobilizando homens e máquinas, para garantir o fluxo de caminhões de abastecimento alimentar e de remédios para o Estado. Outros meios foram utilizados para manter o Estado abastecido, como o transporte aéreo.
 
O representante dos donos de supermercados, Luís Deliberato, destaca que entre as medidas tomadas pela iniciativa privada está o aluguel de um grande galpão para o armazenamento de produtos não perecíveis, para evitar o desabastecimento. O presidente da Federação das Associações Comerciais do Acre, George Pinheiro, lembra que é necessário reestabelecer a relação comercial com o Peru, de onde vieram vários itens como material de construção e alimentos durante a cheia do Madeira, quando o Acre ficou parcialmente isolado. Medida que segundo a chefe da Casa Civil do governo, Márcia Regina, já está sendo tomada.
 
Márcio Batista ressaltou que o Plano de Contingência da prefeitura de Rio Branco já está pronto e que já foi realizada uma oficina de nivelamento sobre gestão de desastres para os gestores públicos do município. A determinação é que logo que o Rio Acre alcance os 12 metros, o Plano comece a ser colocado em prática e sejam adotadas medidas como a construção de abrigos públicos no Parque de Exposições e outros locais, caso haja necessidade.
 
George Santos afirma que a proposta do prefeito Marcus Alexandre e da Defesa Civil é não esperar pela cota de alerta, que é de 13,5 metros, para deflagrar o Plano de Contingência – mas começar a agir o mais cedo possível para evitar surpresas de desastres. “Antecipando, a gente consegue otimizar nossas ações. No âmbito municipal, cada órgão já sabe o que fazer se houver cheia”, resumiu George Santos.
 
Acre auxilia Rondônia na elaboração do Plano de Contingência
 
O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Ten. Cel. George Santos, auxiliou a pesquisadora Vera Reis, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente-, na elaboração do Plano de Contingência para uma eventual cheia do Rio Madeira, em Rondônia. A parceria é resultado de Reunião Técnica Pré-Cheia 2015 ocorrida entre os dias 16 e 17 em Porto Velho, quando grupos de diferentes instituições debateram a situação do Rio Madeira.
 
No ano passado, o Rio Madeira transbordou causando sérios danos em bairros da capital rondoniense, em comunidades rurais e no Acre, por conta do isolamento provocado pelos vários pontos de alagamentos na BR 364, rodovia que liga o estado do Acre aos centros de abastecimento no Sul e Sudeste do País. A cheia foi histórica, uma vez que nos últimos 50 anos de monitoramento nunca havia sido registrada uma cheia desse porte – a cota de 19,74 metros, em Porto Velho, no dia 29 de março de 2014.
 
 
 
 

Fotos: Fagner Delgado/Asscom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade