Prefeito Márcio Batista visita centro de avaliação e diagnóstico de Rio Branco

Número de exames do CAD aumenta de 60 para 90 mil por mês
  
A tecnologia proporciona um novo tempo com relação ao diagnóstico de doenças em Rio Branco. Há três meses, graças a um software adquirido pela prefeitura em parceria com o governo do Estado, o Centro de Avaliação e Diagnóstico (CAD), localizado ao lado do Laboratório Central do Acre (LACEM), passou a entregar exames em até 24 horas, tempo que antes podia chegar a 15 dias e o resultado é impresso e entregue na própria unidade de saúde, onde o material foi coletado. Com isso, a capacidade de realização de exames, passou de 60 mil para 90 mil mensais. O prefeito em exercício, Márcio Batista e o secretário de Saúde, Oteniel Almeida, estiveram nesta segunda-feira no local, avaliando os avanços alcançados e planejando novas ações. Os diretores da unidade e os vereadores Gabriel Forneck e Fernando Martins, acompanharam a visita as salas onde estão instalados os novos equipamentos.
 
Os exames realizados no CAD são nas áreas de bioquímica, hematologia, parasitologia, urinálises, baciloscopia, imunologia e hormônio. A interface entre o CAD e as unidades de saúde é estabelecida através do leitor Luckmann Sauber. A base é o código de barras, fixado em etiqueta nas amostras do material coletado. A partir daí, o CAD analisa e as unidades de saúde têm acesso ao resultado e o imprime no próprio local. Antes, era necessário que os resultados fossem levados do CAD para cada unidade solicitante. O diretor do CAD, Adalcimar Nogueira, ressalta que o novo sistema já aboliu quase que totalmente o uso de papel e reduziu a necessidade de transporte das amostras, o que diminui a possibilidade de ocorrer problemas.
 
Estão interligadas ao CAD, as unidades de saúde Claudia Vitorino, no Taquari; Rosângela Pimentel, no Calafate; Roney Meireles, no Adalberto Sena; Augusto Hidalgo de Lima, no Palheiral; Vila Ivonete, na Vila Ivonete; Ary Rodrigues, na Seis de Agosto; Mário Maia, no Aviário; Barral Y Barral, no Conjunto Tangará; Souza Araújo, na Vila Liberdade; Placas, nas Placas; e o CAD imagem da Cidade Nova. O objetivo do prefeito Marcus Alexandre é que, gradativamente, o sistema chegue as demais unidades de saúde de Rio Branco. Márcio Batista destaca que “a interligação entre as unidades de saúde é um grande ganho para a população, que pode ter o resultado de exames perto de casa e o médico, pode rapidamente prescrever tratamento mais rapidamente. Quando se trata de saúde, tempo é ouro”, cita Batista.
 
O secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, diz que foram feitos investimentos da ordem de R$ 5 milhões no CAD em 2014 o que possibilitou os avanços com relação ao diagnóstico de exames. A ideia, segundo ele, é que os investimentos na tecnologia continuem “para que possamos oferecer serviços cada mais rápidos e eficazes a população. Resultado de exame é muito importante para diagnósticos precisos e tratamentos eficazes”, diz Oteniel. O vereador Gabriel Forneck ressalta que os recursos investidos no CAD, foram aprovados pela Câmara Municipal, que aprovou recentemente mais recursos para o setor.
 
 
 
 Fotos: Assis Lima/Asscom
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços