Suasa é prioridade para 2013, afirma ministro a prefeitos 
 Plano Nacional de Armazenagem também está na pauta do Ministério da Agricultura este ano 
 
 Brasília  - Os principais temas a serem focados este ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foram apresentados pelo ministro Mendes Ribeiro Filho nesta quarta-feira, 30 de janeiro, durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece em Brasília.
Uma das prioridades é ampliar o número de estados e municípios que fazem parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que torna os processos de fiscalização realizados por estados e municípios equivalentes ao serviço federal para produtos que circulam dentro do país.
“A participação de estados e municípios é voluntária, por isso a importância dos prefeitos terem maior conhecimento sobre o tema. O Governo Federal como um todo está empenhado na capacitação técnica de agentes e na destinação de recursos para ampliar o sistema”, afirmou o ministro.
De acordo com Mendes, serão destinados cerca de R$ 96 milhões em 2013 para a ampliação do Sistema, até agora aderido por Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Bahia, além de sete municípios e dois consórcios (que representam juntos mais de 20 cidades). Além destes, Santa Catarina assinou um protocolo para implantação de um projeto piloto e outros 15 estados e 50 municípios estão em processo de adesão.
Outro foco este ano refere-se à armazenagem de grãos, a partir da criação do Plano Nacional de Armazenagem. Segundo Mendes, estão previstas duas grandes ações. A primeira é a construção de 100 unidades armazenadoras em seis anos, aumentando em 4,27 milhões de toneladas a capacidade brasileira de estocagem. “Já a outra iniciativa será a criação de um programa de financiamento que atenderá a iniciativa privada, envolvendo obras, equipamentos e a melhoria do parque armazenador já existente”, destacou.
A regionalização das políticas voltadas ao setor agrícola, empreendidas pelo Mapa, além do fomento à produção sustentável também estão entre as prioridades da pasta em 2013. Durante o evento com prefeitos de todo o país, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Mapa orientaram autoridades municipais sobre os processos para avaliação e aprovação de convênios e contratos de repasse

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços