Fevereiro marca a volta às aulas e também à rotina 

  - Na Escola Atuação, estudantes de 02 a 12 anos entram no ritmo a partir de 04 de fevereiro. Os dias que antecedem a volta às aulas devem ser de organização. “Os pais devem ficar atentos principalmente à questão dos horários de acordar e de fazer as refeições, pois nas férias é comum não fazer valer estas regras”, explica a diretora da Escola Atuação, Esther Cristina Pereira. Com 25 anos de experiência no mercado educacional, ela dá mais algumas dicas para um bom ano letivo:

- Início da vida escolar
Na Escola Atuação existe um período de adaptação para aqueles que vão iniciar a vida escolar. Antes do início das aulas, os professores vão até a casa do novo aluno para conversar com a família, conhecer o cantinho da criança, estabelecer uma relação de confiança e amenizar possíveis dúvidas. No início das aulas, é importante que os novos alunos sejam bem recepcionados, sem esquecer de encantar os antigos.

- Nova fase: passagem do ensino infantil para o fundamental
Nesta etapa surgem muitas dúvidas: O aluno passa a ter tarefa de casa todos os dias? Vai fazer provas? Tanto pais como estudantes criam muitas expectativas que devem ser trabalhadas em conjunto, entre família e escola.

- Mudança do ensino de meio período para o integral
Pela manhã em casa e a tarde na escola. De repente, a família define que o melhor é que a criança passe o dia estudando em período integral. Com isso, ocorrem diversas mudanças, começando pelo horário de acordar, passando pela nova grade de atividades que pode incluir desde natação até música ou teatro. Para que a criança não se sinta assoberbada ou com saudades de casa e dos pais é importante muito diálogo. Mostrar ao estudante a estrutura da escola e como as atividades o beneficiarão também é uma boa saída.

- Mudança de escola
Mudança de bairro, de cidade, troca de emprego. Às vezes, por motivos alheios a vontade dos pais e dos estudantes é preciso mudá-los para outra escola. Nestes casos, o estudante precisa adaptar-se a novas metodologias e a um novo grupo de amigos e de professores. Em situações assim, é importante mostrar para a criança o site da escola, ler com ela os processos internos, falar sobre os projetos e atividades que serão desenvolvidas. Se ainda der tempo, vale visitar o ambiente durante as férias e conversar com as coordenadoras, para aliviar a tensão da família e do aluno. Lembre-se também de que manter as antigas amizades, pois é na idade escolar que essas relações estão se concretizando e são firmados laços para a vida inteira.

Sobre a Escola Atuação – Com duas sedes, localizadas nos bairros Santa Quitéria e Boqueirão, a Escola Atuação é referência em Curitiba por ser uma instituição com projeto pedagógico diferenciado, que aposta na criatividade e na responsabilidade para oferecer um ensino completo a seus alunos, que vão do Maternal I ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Com mais de 25 anos no mercado educacional, a instituição atende alunos em meio período e período integral. Oferece atividades diversas como aulas de informática, judô/dança, culinária, jardinagem e atividades na Cidade Mirim, construída no próprio terreno da escola, e em fazenda localizada na Região Metropolitana de Curitiba. Os estudantes do integral contam também com aulas de teatro, natação, xadrez, capoeira e aulas com instrumentos musicais (violão, teclado, flauta). www.escolaatuacao.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade