Situação no Mali


 
 O Governo brasileiro tem-se manifestado oficialmente sobre a situação no Mali desde a ruptura da ordem constitucional naquele país, em 22 de março de 2012. Na Nota à Imprensa 84/2012, de 5 de abril passado, o Brasil demonstrou apoio aos esforços da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no sentido de estimular diálogo político interno que possibilite retorno do Mali à normalidade institucional.
Sobre a situação no Mali à luz das ações militares em curso desde o dia 11 passado, o Governo brasileiro manifestou-se a respeito nas seguintes ocasiões: em encontro do Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, com correspondentes de imprensa estrangeiros em São Paulo, no dia 17 último; em declaração do Embaixador do Brasil em Bamako, Jorge José Frantz Ramos, ao Portal UOL, divulgada igualmente naquele dia; e em intervenção da Representante Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas em Genebra, no dia 22 passado, no âmbito da 15° sessão do mecanismo de Revisão Periódica Universal do Conselho de Direitos Humanos.
Nessas ocasiões, o Governo brasileiro salientou ver com preocupação a situação no Mali e acompanhar as ações militares em curso, empreendidas por solicitação do Governo malinês e com o apoio da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). Sublinhou, igualmente, que a implementação da Resolução 2085/2012 do Conselho de Segurança das Nações Unidas deve ser monitorada com base em relatórios frequentes e detalhados. Aduziu que todos os esforços de combate devem proteger a população civil e respeitar o Direito Humanitário Internacional. Saudou os esforços da comunidade internacional para prover assistência humanitária imediata à população civil na zona de conflito.
O Governo brasileiro sublinhou, igualmente, a importância de que os atores políticos malineses cheguem a um consenso sobre um projeto de restabelecimento da democracia e da constitucionalidade, de modo a assegurar estabilidade e desenvolvimento sócio-econômico de longo prazo no Mali.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços