Industria turística de Costa Rica crea mecanismos para hacer frente a la explotación sexual y comercial deos y adolesEnfrentamento à exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes

Em 2003, a indústria turística da Costa Rica iniciou, com o apoio da sociedade civil organizada, um processo de enfrentamento à exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes com mecanismos de autorregulação desse setor. Foi criado um Código de Condutacom algumas obrigações para cada empresa signatária, visando erradicar práticas que permitem a existência desse tipo de violação aos direitos infantojuvenis.
Esse processo foi liderado pela Associação Costarriquense de Operadores de Turismo (ACOT) e pela Associação Costarriquense de Profissionais no Turismo (ACOPROT), em uma aliança estratégica com a Fundação PANIAMOR, que atuou como coordenadora geral em escala nacional e representante oficial do projeto no Comitê Diretor do Código de Conduta Internacional.
O Código de Conduta se tornou um requisito para a obtenção do Certificado de Sustentabilidade Turística e para a filiação na Câmara Costarriquense de Hotéis, e obteve a inscrição de 100% das câmaras e associações setoriais nacionais e locais. Entre as exigências, está a capacitação de profissionais para a prevenção, intervenção e denúncia de situações de exploração sexual e comercial associadas ao turismo. Além disso, também é obrigatório apresentar relatórios anuais sobre o cumprimento dos compromissos do Código.
Essa iniciativa, que se tornou sustentável nesse setor, também obteve como resultado a capacitação de 6 mil trabalhadores da indústria, em cerca de 300 empresas comprometidas com o objetivo dessa boa prática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços