Projeto Caminhadas com Segurança realiza primeiro evento do ano

No domingo, 20 de janeiro de 2013, o Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), organização da sociedade civil presidida pelo dr. Fabio Ravaglia, realizou a primeira edição do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança. O evento no parque Trianon, em São Paulo, oferece exames médicos gratuitos e atividades físicas monitoradas por médicos e profissionais de educação física. A palestra do dr. Fabio Ravaglia, presidente do IOS, terá como tema os riscos para a saúde de carregar excesso de peso.

  o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, principal ação do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), organização da sociedade civil presidida pelo cirurgião ortopedista e traumatologista dr. Fabio Ravaglia, irá realizar no parque Trianon, em São Paulo, a “feira de saúde solidária®” e atividades físicas monitoradas por médicos e profissionais de educação física. Durante o evento, é possível fazer testes de avaliação antes de praticar a atividade física. Nesta edição, o tema da palestra do dr. Fabio Ravaglia será “Faça as malas, mantenha a saúde e boa viagem”.

Na palestra, o dr. Fabio falará a respeito dos riscos para a saúde de carregar peso em excesso e a maneira correta de carregar e levantar a bagagem. Além da má postura, o grande vilão das dores nas costas é carregar ou levantar peso em excesso. O dr. Fabio dará dicas de como lidar com a bagagem para o corpo não sofrer com problemas ortopédicos.

Além da palestra, o evento contará com atividades físicas que começam e terminam sempre com alongamento, com o objetivo de aquecer e de relaxar a musculatura. As caminhadas são realizadas em dois grupos: uma turma rápida, para quem está em boa condição física, num trajeto de três quilômetros, e uma lenta, para quem precisa de atividade física moderada, em percurso de um quilômetro e meio, a serem percorridos em cerca de 30 minutos. O segundo grupo costuma ser formado por idosos ou pessoas com alguma limitação para a prática da caminhada, sempre acompanhado por um médico e um profissional de educação física.

A atuação integrada do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança é bastante completa. Os resultados de todos os testes gratuitos (colesterol, glicemia, medição da pressão arterial, avaliação postural e baropodometria) são fornecidos imediatamente, de maneira que é possível obter informações adicionais na hora, para considerar principalmente se, naquele momento, o corpo está apto à prática da atividade física. Dependendo do estado de saúde, o participante é aconselhado a seguir para atividade física mais leve ou a procurar um médico especialista. Para relaxar, há a quick massagem. O atendimento é seguido por palestras com temas variados, sempre direcionados para esclarecer e difundir a saúde e a qualidade de vida.

A Drogasil, parceira do IOS, realizará 200 testes de glicemia e levará três profissionais para fazer quick massagem. Criada em 1935, a Drogasil está entre as maiores redes de lojas no mercado de farmácia e cosméticos, com quase 400 unidades no Brasil. Em São Paulo, há várias lojas com espaços Beauty e Dermo Center, dedicados à saúde e à beleza, inclusive a da avenida Paulista, 995, lojas 5 e 6.

O evento do IOS acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, tendo por ponto de encontro o portão 4 do parque Trianon, em frente ao Masp, que fica na avenida Paulista, 1.578. As próximas edições estão programadas para 17 de fevereiro, 24 de março, 28 de abril, 26 de maio, 30 de junho, 28 de julho, 25 de agosto, 29 de setembro, 20 de outubro, 24 de novembro e 15 de dezembro.

Outras informações podem ser obtidas no local ou no Instituto Ortopedia & Saúde, pelo telefone 11 3289 8000. Em linha com a atuação responsável que pratica, o IOS está coletando chapas antigas de raio X para reciclagem.

AGENDA DO PROJETO CIDADANIA – CAMINHADAS COM SEGURANÇA
Local: parque Trianon (portão 4, em frente ao Masp, localizado à avenida Paulista, 1.578)
Data: 20 de janeiro de 2013 (domingo)
8h30: distribuição de senhas para os exames (número limitado)
9h: início dos exames
10h: palestras
10h30: aquecimento com alongamento
10h45: início da caminhada dentro do parque Trianon
11h20: relaxamento com alongamento pós-caminhada
12h: confraternização
13h: encerramento
Informações: Instituto Ortopedia & Saúde
Telefone: 11 3289 8000

Instituto Ortopedia & Saúde
Idealizado pelo cirurgião ortopedista e traumatologista dr. Fabio Ravaglia, o Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) desenvolve uma série de ações para promover a democratização da informação sobre saúde e prevenção a doenças, principalmente, aquelas associadas à terceira idade. Para o médico, a informação é a melhor maneira para garantir a qualidade de vida.

O Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, principal evento da organização da sociedade civil, acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, no parque Trianon, em São Paulo. Criado em 2005, o evento realiza uma média de 300 exames médicos gratuitos a cada edição e conta com a participação de profissionais da Arthros Clínica Ortopédica, presidida pelo diretor técnico Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia (CRM 54.294 e RQE 11.990/89), fundada em 1986 e que realiza o atendimento de forma personalizada e com base em sólidos conceitos de humanização hospitalar. Também atuam como voluntários professores e alunos do Colégio Integral Inaci, que desde 1974 oferece educação profissionalizante e procura desenvolver uma visão crítica e consciente das necessidades da vida moderna. www.ortopediaesaude.org.br e www.osso.org.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços