Humanização do parto: Marcha “Movimento das Mulheres e Homens pelo direito a uma Doula

Assunto: Marcha “Movimento das Mulheres e Homens pelo direito a uma Doula (em qualquer hospital brasileiro durante trabalho de parto, parto e pós-parto)”

Quando: 03/02/2013 a partir das 13 horas

Onde: São Paulo - partirá do Edifício da Gazeta (Av. Paulista), passará em frente à
maternidade Pró Matre, seguirá pela Av. Paulista até a Maternidade Santa Joana

Quem promove: grupos de centenas de mães e profissionais de apoio psicológico e físico à gestante (doulas)

Reivindicação: Em defesa do direito das gestantes que queiram ter a presença de uma doula em seus partos, sem que seja necessário à gestante optar entre a doula e o pai do bebê (ou outro acompanhante de sua escolha); e que as doulas sejam reconhecidas como profissionais essenciais e não, simplesmente, “acompanhantes”.

Este novo movimento é motivado pelo anúncio de duas das maternidades mais tradicionais de São Paulo de proibirem a presença de doulas em suas instalações. A doula é uma profissional treinada para dar apoio psicológico e físico à gestante.

Alegações de que estas profissionais poderiam contribuir para proliferação de casos de infecção hospitalar deturpam a real discussão em torno do tema, que abrange o elevado número de cesarianas praticado pelos hospitais, em detrimento do parto natural.

O percentual de cesáreas no Brasil é de 52% no geral, muito além do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde): até 15%.

As doulas estão incluídas na Classificação Brasileira de Ocupações desde 2012, com formação e atribuições devidamente delineadas. Em 2012 aconteceram duas marchas pela humanização do parto que mobilizaram alguns milhares de pessoas em mais de 20 cidades de norte a sul do país.

QUEM SÃO E O QUE FAZEM AS DOULAS
A doula é uma profissional treinada para dar apoio psicológico e físico à gestante. Ela não pode realizar nenhum procedimento medicamentoso ou cirúrgico na parturiente, cabendo esta responsabilidade ao médico. Ela explica os termos médicos e os procedimentos hospitalares para a parturiente. A doula também ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento etc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços