Humanização do parto: Marcha “Movimento das Mulheres e Homens pelo direito a uma Doula

Assunto: Marcha “Movimento das Mulheres e Homens pelo direito a uma Doula (em qualquer hospital brasileiro durante trabalho de parto, parto e pós-parto)”

Quando: 03/02/2013 a partir das 13 horas

Onde: São Paulo - partirá do Edifício da Gazeta (Av. Paulista), passará em frente à
maternidade Pró Matre, seguirá pela Av. Paulista até a Maternidade Santa Joana

Quem promove: grupos de centenas de mães e profissionais de apoio psicológico e físico à gestante (doulas)

Reivindicação: Em defesa do direito das gestantes que queiram ter a presença de uma doula em seus partos, sem que seja necessário à gestante optar entre a doula e o pai do bebê (ou outro acompanhante de sua escolha); e que as doulas sejam reconhecidas como profissionais essenciais e não, simplesmente, “acompanhantes”.

Este novo movimento é motivado pelo anúncio de duas das maternidades mais tradicionais de São Paulo de proibirem a presença de doulas em suas instalações. A doula é uma profissional treinada para dar apoio psicológico e físico à gestante.

Alegações de que estas profissionais poderiam contribuir para proliferação de casos de infecção hospitalar deturpam a real discussão em torno do tema, que abrange o elevado número de cesarianas praticado pelos hospitais, em detrimento do parto natural.

O percentual de cesáreas no Brasil é de 52% no geral, muito além do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde): até 15%.

As doulas estão incluídas na Classificação Brasileira de Ocupações desde 2012, com formação e atribuições devidamente delineadas. Em 2012 aconteceram duas marchas pela humanização do parto que mobilizaram alguns milhares de pessoas em mais de 20 cidades de norte a sul do país.

QUEM SÃO E O QUE FAZEM AS DOULAS
A doula é uma profissional treinada para dar apoio psicológico e físico à gestante. Ela não pode realizar nenhum procedimento medicamentoso ou cirúrgico na parturiente, cabendo esta responsabilidade ao médico. Ela explica os termos médicos e os procedimentos hospitalares para a parturiente. A doula também ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento etc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança