Ação garante atendimento onde há maior índice de atendimentos de urgência e emergência
A Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério Público e lideranças da sociedade civil organizada participaram, nesta quarta-feira (28), de uma reunião para esclarecer o remanejamento dos médicos plantonistas das unidades de saúde 16 horas do conjunto Maria Cecília e do jardim União da Vitória, para os serviços de atendimento 24 horas, PAI, PAM e Leonor.
Participaram da reunião, o promotor do MP, Paulo Tavares, e representando a gestão pública, o secretário de Saúde Márcio Nishida, a diretora de Serviços Especiais, Tânia Maria Arocena, e o assessor técnico de Urgência e Emergência, Alessandro Sella. Durante a reunião, os representantes da sociedade civil puderam expressar suas opiniões e esclarecer suas dúvidas.
Segundo Sella, a maior necessidade ,neste momento, é garantir o atendimento médico nos locais estratégicos de urgência. “De acordo com os levantamentos de dados de atendimentos de complexidade dentro da rede, os pronto atendimentos do PAM, PAI e Leonor atendem cerca de 80% da demanda de urgência e emergência e, portanto, necessitam de escala médica constante”, constatou o assessor.
“Já as UBS do Maria Cecília e União da Vitória funcionam em regiões em que há suporte dos hospitais Zona Norte e Zona Sul, onde estão localizadas, que podem dar suporte ao atendimento de urgências e emergências”, completou o assessor. Segundo ele, os três pronto atendimentos 24h atendem cerca de 27 a 28 mil atendimentos de emergência por mês, enquanto as duas UBS, cerca de 4mil.
Sella também afirmou que estas mudanças vêm para otimizar o atendimento. “Já temos 25 médicos concursados, que deverão ingressar nos próximos dias no serviço nas UBS, e mais 31 profissionais para o SAMU e Central de Leitos, mas precisamos de algum tempo, para a colocação destes novos profissionais”, informou o assessor.
Entre os esclarecimentos sobre o remanejamento, o secretário Márcio Nishida deixou bastante claro que não haverá fechamento ou diminuição no atendimento nas UBS 16h. “Haverá o remanejamento. Os profissionais serão substituídos por plantonistas ofertados pela empresa contratado Pró-Ativa, portanto, não haverá falta de atendimento”, afirmou.
Nishida também informou que está remanejando estes profissionais para as unidades, pois são funcionários públicos, e a saúde tem o poder de alocar os profissionais onde for necessário. “A partir desta realocação, os profissionais da Pró-Ativa passam a assumir os plantões das duas unidades. Quando houver uma falha nestas unidades, é responsabilidade da empresa, quando houver falhas nos serviços 24h, a responsabilidade é da Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou o secretário.
O promotor Paulo Tavares cobrou, da gestão, o esclarecimento da população, quanto às ações que serão realizadas, que acabou gerando toda a controvérsia, e a Secretaria assumiu a responsabilidade de manter informada a comunidade. Para tanto, a partir de 1º de outubro, estarão disponíveis no portal da prefeitura (MailScanner detectou uma poss�vel tentativa de fraude de "www1.londrina.pr.gov.br" www.londrina.pr.gov.br), através da página Transparência Londrina, as escalas dos médicos plantonistas dos serviços de pronto atendimento do PAM, PAI, Leonor, Maria Cecília e União da Vitoria.
Paulo Tavares também assumiu o compromisso de se reunir novamente com os representantes da sociedade civil organizada e da gestão da Secretaria de Saúde, após uma semana das mudanças, para averiguar como está a situação do atendimento nas UBS e de onde foram remanejados os profissionais. “A Secretaria fala que eles querem corrigir estas falhas nas escalas. A comunidade já está acompanhando e vamos nos reunir novamente no dia 8 de outubro, para ver se houve realmente avanço”, concluiu Tavares. |
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