Elucid inicia projeto treinamento e capacitação

de estudantes em São Paulo

Durante seis meses, cerca de 20 estudantes de competências ligadas à TI, Energia Elétrica e

Eletrônica passarão por aulas teóricas e atividades práticas oferecidas pela companhia

Com o objetivo de formar profissionais especializados e descobrir talentos, a Elucid, consultoria brasileira de tecnologia da informação, inicia a segunda turma do Elucid Academy. Para este ano, o programa de recrutamento, criado em 2010, selecionou 23 estagiários de diversas instituições de ensino de São Paulo (SP), que cursam faculdades de Engenharia Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Análise de Sistemas e Sistemas de Informação, além de escolas técnicas. Ao ingressarem no projeto, os selecionados assinam o contrato de estágio de um ano com a organização.

O Elucid Academy tem foco nas áreas de Produtos e Fábrica de Software da companhia e ocorre paralelamente ao programa oficial de seleção de estagiários. Entre as alterações para este ano estão a ampliação da carga horária dos treinamentos, a inclusão de candidatos provenientes de diversas Escolas Técnicas Estaduais (ETE), o direcionamento à fábrica de software após embasamento teórico prévio e o ingresso dos estagiários da área técnica de Produtos, primeiramente, na equipe de Suporte.

Segundo Michael Chenoweth Wimert Jr, presidente da Elucid, a corporação se preocupa em formar profissionais especializados, oferecendo possibilidades para que eles enxerguem um plano de carreira sólido e de qualidade dentro da empresa. Em 2010, a ação efetivou cerca de 50% dos contemplados pelo Elucid Academy. “Ao oferecer uma gama de treinamentos conceituais e técnicos durante o projeto, o aluno selecionado tem à sua disposição uma amplitude de oportunidades tanto para aprender sobre o nosso segmento de atuação quanto para se destacar, permanecendo na corporação”, ressalta o executivo.

Historicamente, a Elucid registra baixo turnover anual frente ao segmento de tecnologia, cerca de 5%. Além disso, do universo de 380 profissionais, 81% são técnicos nas ofertas e soluções oferecidas. Por isso, a empresa investe na especialização de seus colaboradores, estimulando-os à contínua troca de conhecimentos e experiência, principalmente nesta área, visando, por fim, a retenção destes talentos.

Formando profissionais – O Elucid Academy apresenta três etapas, nas quais os selecionados para o programa têm aulas conceituais, treinamentos operacionais e atividades práticas. Na primeira fase, com duração de 72 horas, são oferecidas palestras em sala de aula sobre o setor elétrico brasileiro, ferramentas, processos e produtos da companhia. Durante o segundo estágio, o aluno passa por treinamentos técnicos, obtendo mais contato com as ofertas da empresa. Ao todo, são 120 horas de capacitação.

Por fim, na terceira e última etapa, o estagiário é inserido integralmente em atividades nas áreas de Suporte a Produtos e Fábrica de Software da organização, sob o acompanhamento do gestor de cada área. No final de cada fase, a Elucid realiza testes de avaliação que mensuram a absorção das informações oferecidas tanto nas aulas teóricas quanto nos treinamentos em campo. Dependendo dos resultados de desempenho, aliados à dedicação do aluno, o estagiário é incorporado ao quadro de funcionários da empresa. “Por acompanhamos os selecionados desde o início, conseguimos mapear o perfil pessoal e profissional, desenvolvido nos treinamentos, direcionando-os às áreas que consideramos mais adequadas para sua atuação dentro da Elucid”, finaliza Wimert.

Sobre a Elucid

A Elucid é consultoria brasileira de tecnologia da informação, que oferece soluções aos setores públicos e de energia. Há 21 anos no mercado, a companhia apresenta 380 colaboradores e está presente em 40% do território nacional.

Em cinco anos, a Elucid cresceu mais de 300% em receita, atingindo o faturamento anual de R$ 151 milhões e EBITDA superior a R$ 60 milhões. Para 2011, a empresa aposta no segmento de gás e saneamento a partir da oferta de seu portfólio completo que inclui soluções de mobilidade, gestão comercial e consultoria, entre outros. Para mais informações acesse: www.elucid.com.br.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços