REDEFOLHA empreendedores socioambientais

Empreendedores se unem na 1ª rede socioambiental de mídia do país

Iniciativa pioneira do Grupo Folha reúne 38 organizações para disseminar ideias e soluções socioambientais para o Brasil. Debates, documentário, fórum sobre sustentabilidade, site, blog e publicação de notícias e perfis de líderes sociais estão entre as ações estratégicas para fazer do empreendedorismo social uma referência na mídia e na sociedade.

Com o objetivo de "disseminar ideias e soluções socioambientais para um novo Brasil", a Folha de S.Paulo lança uma iniciativa pioneira: a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

Ela é composta por finalistas dos prêmios Empreendedor Social (em sua sétima edição em 2011) e Empreendedor Social de Futuro (na terceira edição). Dessa maneira, o jornal torna-se o primeiro grupo de mídia no mundo a promover, selecionar, divulgar e articular líderes sociais brasileiros.

"O lançamento reflete a consolidação de um projeto de longo prazo que a Folha se propôs a desenvolver a partir de 2005, com a criação do Prêmio Empreendedor Social, que seleciona e chancela líderes sociais inovadores, sustentáveis e com forte impacto em políticas públicas e na sociedade em geral", diz Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo.

Nesta primeira fase, a iniciativa reúne 38 organizações inovadoras e de notório impacto social no país. Os líderes sociais que já aderiram à proposta são: Ana Moser, do Instituto Esporte & Educação; André Albuquerque, da Terra Nova Regularizações Fundiárias; André François, da ImageMagica; Auro Lescher, do Projeto Quixote; Axel Grael, do Instituto Rumo Náutico/Projeto Grael; Berenice Kikuchi, da Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo; Carlos Eduardo Zuma, do Instituto Noos; Cláudia Cotes, da Vez da Voz; David Hertz, da Gastromotiva; Eliana Tiezzi, do Projeto Papel de Gente; Elizabeth Vargas, do Centro Ruth Cardoso; Érika Foureaux, do Instituto Noisinho da Silva; Eugenio Scannavino Netto, do Projeto Saúde & Alegria, Fábio Bibancos, da Turma do Bem; Francisco Alemberg, da Fundação Casa Grande; Joaquim de Melo Neto, do Banco Palmas; Jussara Matsuda, da Clínica Cidadã; Karen Worcman, do Museu da Pessoa; Karina Rehavia, da Ninui; Luciano Huck, do Instituto Criar; Luiz Moura, do Núcleo de Ensino e Pesquisa Aplicada; Marcelo Mello, do Prove; Márcia Rolon, do Instituto Homem Pantaneiro; Maria Tereza Leal, da Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha; Nicolau Priante Filho, do Coorimbatá; Patrícia Chalaça, da Casa da Criança; Raquel Barros, da Associação Lua Nova; Ricardo Cardim, do Amigos das Árvores de São Paulo; Roberto Kikawa, do Projeto Cies; Rodrigo Castro, da Associação Caatinga; Rodrigo de Méllo Brito, da Aliança Empreendedora; Rosana Bianchini, do Instituto Kairós; Sueli de Lima, da Casa da Arte de Educar; Suzana e Cláudio Padua, do Instituto de Pesquisas Ecológicas; Teresa Costa d'Amaral, do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Valdir Cimino, da Associação Viva e Deixe Viver; Wagner Gomes, da Agência de Desenvolvimento Econômico Local; e Yvonne Bezerra de Mello, do Projeto Uerê.

"O grande mérito da rede é reunir diferentes empreendedores que trabalham em áreas muito diferentes, ao mesmo tempo muito complementares, e os fazerem juntar energia e experiência para ajudar a desenhar o futuro do Brasil", afirma Ana Moser, do Instituto Esporte & Educação.

"Encontro nessa rede o poder inspirador de multiplicar o impacto de nossos trabalhos e a possibilidades de co-criar soluções inovadoras que gerem transformação. Acredito que nos fortaleceremos para tornar a prática socioambiental um pilar de desenvolvimento no Brasil", relata David Hertz, da Gastromotiva.

"Juntos, Folha e empreendedores, em suas múltiplas inovações, somos um exemplo de que a diversidade pode criar uma realidade colaborativa e de efetiva mudança qualitativa em nosso país", diz Eliana Tiezzi, do Projeto Papel de Gente.

"Não tenho dúvidas que dos trabalhos desta rede de empreendedores sociais irão surgir inúmeras futuras políticas públicas do Brasil", destaca Luciano Huck, do Instituto Criar.

"Se empreendedores criam inovações e iniciam movimentos, nada melhor do que a Folha para que essas ideias e exemplos se disseminem e inspirem todo o país. A Rede Folha não só veio para ficar, veio para mudar", enfatiza Rodrigo de Méllo Brito, da Aliança Empreendedora.

Terceiro setor: novos canais de comunicação

"Com a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, a Folha vai além da busca e da seleção de ideias comprovadamente eficazes para os problemas socioambientais brasileiros e passa a divulgar essas ações de forma integrada nos canais do Grupo Folha", afirma Patrícia Trudes da Veiga, editora de Suplementos e do Empreendedor Social.

O leitor se beneficiará com mais informações sobre o terceiro setor e novos canais de comunicação. Por meio do site www.folha.com.br/empreendedorsocial, pode-se ter acesso a notícias sobre cooperativismo, negócio social e práticas socioambientais. No endereço, há também dicas sobre ações de sustentabilidade, perfis de empreendedores sociais e informações de iniciativas inovadoras.

Os integrantes da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais também contribuem regularmente com posts no Blog Empreendedor Social: http://empreendedorsocial.folha.blog.uol.com.br/.

Debates e documentário

Faz parte da iniciativa a série "Diálogos com a Rede Folha", que realizará mensalmente debates na internet sobre assuntos de grande relevância ao país, com produção da TV Folha e transmissão pela Folha.com.

Além disso, a rede será tema de um documentário em formato de série, a ser produzido pela TV Folha, e articulará o 3° Fórum de Empreendedorismo Socioambiental, em 2012.

Sobre os prêmios

O Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha de S.Paulo e pela Fundação Schwab, está em sua sétima edição. Já o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, iniciativa exclusiva da Folha de S.Paulo, está no seu terceiro ano. Ambos buscam reconhecer líderes sociais que atuam de forma inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade e em políticas públicas. Em 9 de novembro, a Folha de S.Paulo divulgará os vencedores e finalistas dos prêmios, com circulação, no dia 10, de um caderno especial com o perfil detalhado dos finalistas de 2011.

Os concursos socioambientais têm patrocínio da Ernst & Young Terco e apoio estratégico de Artemisia; Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor); Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor); Figueiredo Lopes, Golfieri, Reicher, Storto Advogados; IGesc (Gestão para Organizações da Sociedade Civil); Neurônio; sitawi e The Hub.

Outros apoiadores são ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), Ashoka, CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), Ethos, Folha.com, Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), ONG Brasil, P&B Comunicação, Planeta Voluntários, Sator e UOL.

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