Reflexões de Friedrich Schiller sobre o sublime ganham tradução para o português


Cultuado mundialmente nas áreas da literatura e da história das ideias, Friedrich Schiller é muitas vezes subestimado pelo campo filosófico. Entretanto, seu pensamento acerca do sublime traz contribuições decisivas para a reflexão estética, a partir de um profundo diálogo com Kant e o sistema transcendental. Ao lado do conceito de belo, a ideia de sublime mobiliza a filosofia estética desde o princípio da tradição moderna. Estas formulações estão no texto de apresentação que Vladimir Vieira faz da obra 'Do sublime ao trágico', que acaba de ser lançada pela Autêntica Editora, com a tradução de importantes textos de Schiller até agora inéditos no Brasil.

O compêndio, organizado por Pedro Süssekind (que, ao lado de Vieira, é responsável também pela tradução a partir do alemão, além do posfácio da obra), contém dois artigos escritos por Schiller: Do sublime e Sobre o sublime. O primeiro, escrito no início dos anos 1790, marca a aproximação do dramaturgo, que acabara de finalizar a peça Don Carlos, com o pensamento de Kant, buscando na categoria do sublime uma ferramenta que lhe permitisse clareza sobre os princípios constitutivos da experiência trágica. O segundo texto, considerado por alguns como uma revisão do primeiro, marca um notável deslocamento nas preocupações de Schiller: o autor mostra-se, então, particularmente sensível a considerações históricas e culturais que procurem explicar a estética levando em conta suas diferentes manifestações.

Ao disponibilizar aos leitores brasileiros estas duas obras fundamentais para a discussão sobre a estética, o livro Do sublime ao trágico busca atender ao recente interesse pela categoria de sublime, resgatada por filósofos como Jean-François Lyotard, para quem esta pode ser utilizada como chave para a compreensão da arte de vanguarda. Süssekind pontua este uso contemporâneo do conceito e complementa: “a teoria schilleriana constitui um contraponto, ainda hoje, para se pensar o quanto a ideia de uma ruptura em relação ao moderno se sustenta na estética contemporânea”.

Sobre o autor – O poeta, teatrólogo, filósofo e historiador alemão Johann Christoph Friedrich von Schiller (1759-1805) foi um dos grandes homens de letras na Alemanha do século XVIII, representante do Romantismo alemão e do Classicismo de Weimar. Como filósofo, dedicou-se aos estudos sobre estética.

Sobre o organizador – Pedro Süssekind possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e doutorado em Filosofia também pela UFRJ. Fez pesquisa de doutorado no Departamento de Literatura Comparada da Freie Universität, em Berlim. Atualmente é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense.

Título: Do sublime ao trágico
Autor: Friedrich Schiller
Organizador: Pedro Süssekind
Tradução: Pedro Süssekind e Vladimir Vieira
Número de páginas: 128
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-7526-546-8
Coleção: Filô Estética

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade