Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Delegação que está no Japão em aclimatação para o Mundial

Há uma semana no Japão, seleções de ginástica artística seguem forte na preparação para o Mundial

São dois treinos por dia, e ginastas passarão por avaliações ainda nesta semana

SANTO ANDRÉ (SP) - Contagem regressiva para o 43º Campeonato Mundial de Ginástica Artística, que será disputado em Tóquio a partir do dia 07 de outubro. As seleções brasileiras iniciaram o período de aclimatação e treinamentos no Japão há uma semana, para ajustar os últimos detalhes e se acostumar com o clima e o fuso horário do país asiático. Faltando dez dias para a competição, as equipes seguem em ritmo forte de preparação na Budo University, em Chiba, cidade que fica a duas horas da capital japonesa.

São dois períodos de treinos por dia, das 9h às 12h e das 15h30 às 18h. "Para a Ginástica Artística Masculina, o horário da tarde é o principal, enquanto na Feminina é o da manhã, em função dos horários de competições no Mundial", comentou Leonardo Finco, coordenador da GAM e chefe da delegação no Japão.

Além de Léo, estão com a Seleção Masculina os técnicos Renato Araújo e Marcos Goto, com o consultor técnico bielorrusso Vladimir Vatkin, que participou do último estágio de treinamentos do grupo no Brasil, e, também, os fisioterapeutas Diego Mafra de Oliveira e Raphael de Figueiredo André (COB) e o médico Luís Antônio de Ridder Bauer. Oito ginastas integram a equipe que defenderá as cores do País: Arthur Zanetti, Diego Hypolito, Francisco Barreto, Mosiah Rodrigues, Péricles Silva, Pétrix Barbosa, Sérgio Sasaki e Danilo Nogueira.

"Faremos avaliações ainda nesta semana para testar os meninos. A estrutura do ginásio é muito boa e está contribuindo bastante para o desenvolvimento do trabalho. Tudo está girando em torno dos treinamentos, e os ginastas estão bastante focados", destacou Leonardo Finco.

Já a Seleção Feminina está com sete ginastas: Adrian Gomes, Ana Cláudia Silva, Bruna Leal, Daiane dos Santos, Daniele Hypolito, Jade Barbosa e Priscila Cobello. Os treinadores que viajaram com as meninas foram Iryna Iliashenko, Ricardo Pereira e Adriana Alves, com a coordenadora da GAF, Georgette Vidor, além do fisioterapeuta Marcelo Schwengber.

"Fomos muito bem recebidos aqui e, apesar de termos perdido os primeiros dias por conta do voo, que não ocorreu como previsto por conta do tufão, já está tudo entrando nos eixos. Mesmo com o cansaço da viagem, as meninas vêm mostrando que estão em forma. Jade está conseguindo fazer bem os quatro aparelhos e Daniele e Daiane estão cada dia melhor, com maturidade e muita experiência. Para Bruna, Adrian, Priscila e Ana Cláudia é um pouco mais difícil, mas nada que esses dias não resolvam; é justamente para facilitar a adaptação que viemos para o Japão bem antes de o Mundial começar. Na sexta-feira (30), faremos uma avaliação para definir quem será a reserva. O ambiente está muito bom e, agora, é só entrar no clima", ressaltou Georgette.

A presidente da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Luciene Resende, também falou sobre a importância desse período no país asiático antes do pré-olimpíco. "As seleções fizeram e estão fazendo uma forte preparação para o Mundial. Essa fase antes da competição é a reta final e parte fundamental do trabalho, pois os ginastas se adaptarão ao clima, fuso-horário e alimentação, e é nesse processo de aclimatação que os técnicos farão os últimos ajustes. Confiamos no trabalho desenvolvido por toda a comissão técnica e no desempenho de nossos atletas" , finalizou.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade