Alunos leram e discutiram O Catador de Papel I, II e III, durante projeto em parceria com Editora FTD
A Escola Municipal Carlos Dietz desenvolve, há três meses, projeto de leitura em parceria com a Editora FTD. Alunos de 3ª e 4ª séries fizeram a leitura dos livros O Catador de Papel I e II e desenvolvem a leitura de O Catador de Papel III. Para finalizar o projeto, as turmas recebem, amanhã (29), às 10h30, o autor dos livros, Fernando Carraro, para roda de conversa e autógrafos.
A roda de leitura acontecia durante a Hora do Conto, realizada pela professora, Elisângela Cardoso, responsáve3l pelo projeto. Após a leitura oral de cada capítulo, era feito um debate, para discussão dos temas abordados na obra.
“Com essa atividade, pode-se despertar nos alunos o gosto pela literatura, destacar a importância de todos nas experiências coletivas, onde se respeita os limites de cada um, porque, durante a leitura, na conotação, no ritmo, no modo de entender e até mesmo de aceitar ou negar uma ação na história, tornou os alunos críticos, com ideias próprias e agentes transformadores de sua própria realidade” disse Elisângela.
A professora destacou que os alunos passaram a ter uma visão diferente sobre a vida e a falta de oportunidades de algumas pessoas, temáticas presentes nos livros, alguns ainda avançaram com os debates até suas casas e trouxeram novas informações e possibilidades de leituras relacionadas com o tema trabalhado.
Após o desenvolvimento do projeto, os alunos estão empolgados em conhecer o autor de O Catador de Papel. “As crianças estão ansiosas para debater com o Fernando Carraro e prepararam várias perguntas acerca de sua obra”, enfatizou a professora.
A atividade culmina com uma apresentação de teatro, representada por alguns alunos da Escola, no dia 30 de setembro, às 9h, no Hotel Sumatra, onde o autor estará presente e assistirá, pela primeira vez, a representação do livro O Catador de Papel.
A diretora da Escola Municipal Carlos Dietz, Vânia Isabeli dos Santos, destacou que o desenvolvimento do projeto é importante para os alunos, pois, além de despertar o gosto para a leitura, os coloca em contato com diversos ramos da arte.
“Foi um trabalho gradativo de leituras e discussões em sala, que gerou ainda a vivência lúdica da obra, como apresentação de teatro. A experiência, somada à visita do autor, desenvolve a leitura e mostra aos alunos que se tornar um escritor não é um sonho impossível de ser alcançado”, afirmou a diretora. |
|